Ciência, filosofia e tecnologia dos povos Maias: Um paradigma de educação que promove a realização humana, a harmonia com a natureza e o cosmos
Resumo
Este documento descreve a proposta e a rota epistemológicas dos povos maias, inspirado em seu paradigma científico, filosófico e tecnológico; como expressão de sua constelação de crenças, princípios, valores e técnicas; cujo foco essencial é a proteção e promoção da vida natural, a união com a vida territorial, sua comunidade local, e a natureza, que apoia suas práticas de identidade cultural, como um exercício de pluralismo epistêmico e uma proposta de possibilitar a realização humana, como uma alternativa aos modelos globalizantes e homogeneizantes de educação superior, responsáveis pela destruição do planeta.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais permitem a proteção do material original e restringem o uso do trabalho de terceiros sem permissão. A UNESCO IESALC adere às licenças Creative Commons na publicação de acesso aberto da ESS. Especificamente, os textos publicados nesta revista estão sujeitos a uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0): Eles podem ser copiados, distribuídos e divulgados desde que o autor, a revista (Revista Educación Superior y Sociedad) e a instituição editora sejam citados. O uso comercial não é permitido. A licença completa pode ser encontrada em https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ A ESS exige que os autores aceitem o Aviso de Direitos Autorais como parte do processo de submissão. Os autores retêm todos os direitos.
Atribuição — Não-Comercial (CC BY-NC 4.0)
Esta revista não cobra dos autores pela submissão ou processamento dos artigos. Os autores das contribuições receberão um aviso de recebimento de que o trabalho chegou à equipe editorial da Revista.