O impacto da burocracia na liberdade acadêmica e no desenvolvimento da pesquisa no ensino superior tecnológico no México

Palavras-chave: burocracia, liberdade acadêmica, pesquisa, políticas institucionais, Tecnológico Nacional de México

Resumo

Este estudo examina como as normas e políticas burocráticas do Tecnológico Nacional do México (TecNM) limitam a liberdade acadêmica e o desenvolvimento da pesquisa. Usando uma metodologia qualitativa com uma abordagem fenomenológica, as percepções dos acadêmicos pertencentes ao Sistema Nacional de Pesquisadores (SNI) foram capturadas para explorar como os procedimentos administrativos, a rigidez regulatória e os sistemas de avaliação afetam a autonomia acadêmica e a criatividade dos pesquisadores. Os resultados mostram que os acadêmicos percebem uma carga burocrática excessiva que consome tempo e reduz a produtividade da pesquisa. Além disso, os sistemas de avaliação focados na quantidade de publicações geram uma pressão que compromete a qualidade da pesquisa. A falta de flexibilidade no gerenciamento de recursos e as barreiras às colaborações interinstitucionais são outros fatores importantes que limitam o potencial inovador dos pesquisadores. O estudo conclui com recomendações para simplificar os procedimentos administrativos, tornar as políticas de pesquisa mais flexíveis e fomentar um ambiente que promova a criatividade e a inovação no TecNM.

Biografias Autor

Arturo Benítez, Universidade Autônoma do Estado de Morelos (UAEM)

PhD em Educação pela Universidad Autónoma del Estado de Morelos. Membro da Associação Mexicana para o Estudo da Educação Superior (AMEES). Bolsista de pós-doutorado no Centro Interdisciplinar de Pesquisa para o Desenvolvimento Universitário (CIIDU-UAEM).

Elisa Lugo Villaseñor, Universidade Autônoma do Estado de Morelos (UAEM)

PhD em Educação pela Universidad Autónoma del Estado de Morelos. Reconhecimento SNII e perfil PRODEP. Membro do Conselho Mexicano de Pesquisa Educacional (COMIE), da Associação Mexicana para o Estudo da Educação Superior (AMEES) e da Sociedade Espanhola de Pedagogia (SEP). Professor nos programas de Bacharelado em Ciências da Educação ICE/UAEM, Mestrado em Pesquisa Interdisciplinar em Educação Superior CIIDU/UAEM e Doutorado em Educação do ICE/UAEM. Membro do Corpo Acadêmico Consolidado por tempo indeterminado Organizações e Processos de Formação e Educação.

Viridiana Aydeé León Hernández, Universidade Autônoma do Estado de Morelos (UAEM)

PhD em Educação pela Universidad Autónoma del Estado de Morelos. Reconhecimento SNII e perfil PRODEP. Professor em programas de graduação e pós-graduação na Faculdade de Ciências Químicas e Engenharia. Membro dos núcleos acadêmicos do Mestrado e Doutorado em Engenharia Ambiental e Tecnologias Sustentáveis da Faculdade de Ciências Químicas e Engenharia (FCQeI-UAEM) e do Mestrado em Pesquisa Interdisciplinar em Educação Superior do Centro Interdisciplinar de Pesquisa para o Desenvolvimento Universitário (CIIDU-UAEM).

Publicado
2024-12-27
Como Citar
Benítez Sandoval, A., Lugo Villaseñor, E., & León Hernández, V. A. (2024). O impacto da burocracia na liberdade acadêmica e no desenvolvimento da pesquisa no ensino superior tecnológico no México. Educação Superior E Sociedade, 36(2), 67-84. https://doi.org/10.54674/ess.v36i2.949
Secção
Artigos Dossiê temático