Instituições de Ensino Superior (IES) na sociedade digital e sua contribuição para a promoção do desenvolvimento sustentável em uma perspectiva pós-humanista. Uma revisão

Palavras-chave: stituição de Ensino Superior; Sociedade da informação; Desenvolvimento científico

Resumo

Atualmente, as Instituições de Ensino Superior (IES) estão passando por rápidas mudanças devido à evolução tecnológica, alterando a forma como as pessoas se comunicam, trabalham e se relacionam. Neste ambiente digital, as IES têm um papel crucial na formação de indivíduos capazes de se adaptar e aproveitar as oportunidades desta nova era, além de desempenharem um papel central na promoção do desenvolvimento sustentável. É necessário analisar como as IES funcionam na sociedade digital e como contribuem para uma cultura de sustentabilidade e responsabilidade social a partir de uma perspectiva pós-humanista. O objetivo deste trabalho é apresentar as principais posturas da função das IES na sociedade digital e sua contribuição para promover o desenvolvimento sustentável a partir de uma perspectiva pós-humanista, para a qual foi realizada uma revisão de gabinete. Como resultado da revisão, verificou-se que, em uma perspectiva pós-humanista, as Instituições de Ensino Superior (IES) têm um papel crucial na promoção do desenvolvimento sustentável, considerando não apenas o bem-estar humano, mas também os direitos de outras espécies e entidades não humanas. Isso implica práticas sustentáveis em sua gestão, como reduzir a pegada de carbono e adotar energias renováveis. Além disso, as IES podem ser agentes essenciais na construção de um futuro mais sustentável e equitativo para todos.

Biografias Autor

Isaac Rojas-Rodríguez, Universidade de Sonora, Hermosillo, México

PhD em Desenvolvimento Regional. Professor pesquisador do Departamento de Administração da Universidade de Sonora. Pertence ao Sistema Nacional de Pesquisadores de Nível I. Colaborou como pesquisador em projetos de desenvolvimento regional nas áreas de gestão ambiental e desenvolvimento de cadeias de valor por meio de programas do CONACYT, como o Programa de Estímulo à Inovação (PEI) e os Programas Estratégicos Nacionais (PRONACES). Líder do Corpo Acadêmico de Gestão e Inovação Organizacional, registrado no Ministério da Educação Pública.

Manuel Arturo Coronado-García, Universidade Autônoma de Baja California Sur, La Paz, México

D. em Planejamento e Liderança Educacional pela Universidad del Valle de México. Foi Diretor de Ensino e Pesquisa Educacional da UABCS. Membro do Sistema Nacional de Pesquisadores Nível 1 na linha de pesquisa de Administração de Empresas e Organizações. Professor Pesquisador e Chefe do Departamento Acadêmico de Agronomia da UABCS. Atualmente, é vice-presidente da Sociedade Mexicana de Administração Agrícola, SOMEXAA. Publicou livros e vários artigos em suas principais áreas e linhas, como gestão organizacional, educação institucional, administração de agronegócios, empreendedorismo e desenvolvimento rural.

Sergio Rossetti-López, Universidade de Sonora, Hermosillo, México

Professor pesquisador em tempo integral e presidente da Academia de Pesquisa Organizacional do Departamento de Administração da Universidade de Sonora, membro do Sistema Nacional de Pesquisadores SNI-1 do CONAHCYT no México. Doutor em Inovação em Tecnologia Educacional, Mestre em Gestão de Tecnologia da Informação e Engenheiro de Sistemas de Computação, palestrante em diversas conferências e autor de artigos em periódicos nacionais e internacionais. Experiência em vários projetos de pesquisa com instituições e agências governamentais, como o Ministério da Segurança Pública e os governos estaduais.

Publicado
2024-06-30
Como Citar
Rojas-Rodríguez, I. S., Coronado-García, M. A., & Rossetti-López, S. R. (2024). Instituições de Ensino Superior (IES) na sociedade digital e sua contribuição para a promoção do desenvolvimento sustentável em uma perspectiva pós-humanista. Uma revisão. Educação Superior E Sociedade, 36(1), 383-401. https://doi.org/10.54674/ess.v36i1.870