La Inclusão social no sistema científico do México. Reflexões de um programa de pós-doutorado para mulheres indígenas
Resumo
O artigo examina e discute o papel que o sistema científico mexicano pode desempenhar como vetor de inclusão social. O principal objetivo é chamar a atenção para este tema, uma vez que até agora não foi considerado na agenda de promoção da inclusão e combate à discriminação. Durante este século, a atenção, os programas e estudos sobre políticas de democratização e inclusão no ensino superior têm se centrado na graduação e, em menor grau, na pós-graduação. Este texto defende que é hora de os institutos científicos se juntarem a essa discussão e introduzirem práticas e políticas que favoreçam a inclusão sistemática de pesquisadores pertencentes a grupos sociais marginalizados, principalmente mulheres indígenas. O artigo se baseia no funcionamento e resultados até o momento do Programa de Estágio de Pós-Doutorado para Mulheres Indígenas (PEPMI), programa pioneiro que começou no México em 2018 e terminará em 2022. As experiências do PEPMI e de seus bolsistas permitem observar as possibilidades e os obstáculos que se apresentam às iniciativas de inclusão, como exemplificado neste programa. Com base nisso, refletimos sobre alguns aspectos centrais que devem ser considerados para avançar de forma consistente e harmoniosa no reconhecimento da diversidade e na promoção de processos de inclusão nos espaços de produção de conhecimento científico no México.
Direitos de Autor (c) 2022 Revista Educação Superior e Sociedade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais permitem a proteção do material original e restringem o uso do trabalho de terceiros sem permissão. A UNESCO IESALC adere às licenças Creative Commons na publicação de acesso aberto da ESS. Especificamente, os textos publicados nesta revista estão sujeitos a uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0): Eles podem ser copiados, distribuídos e divulgados desde que o autor, a revista (Revista Educación Superior y Sociedad) e a instituição editora sejam citados. O uso comercial não é permitido. A licença completa pode ser encontrada em https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ A ESS exige que os autores aceitem o Aviso de Direitos Autorais como parte do processo de submissão. Os autores retêm todos os direitos.
Atribuição — Não-Comercial (CC BY-NC 4.0)
Esta revista não cobra dos autores pela submissão ou processamento dos artigos. Os autores das contribuições receberão um aviso de recebimento de que o trabalho chegou à equipe editorial da Revista.