Benefícios, desvantagens e desafios dos cursos COIL: experiências dos acadêmicos
Resumo
Uma das estratégias de internacionalização dos programas de estudo mais implementadas nas instituições mexicanas desde a pandemia de COVID-19 é a metodologia COIL (Collaborative Online International Learning), que se baseia na colaboração acadêmica mediada pela tecnologia entre dois professores universitários e seus alunos. Este artigo apresenta os resultados de um estudo qualitativo baseado em entrevistas semiestruturadas com acadêmicos da Universidad Veracruzana (México) que implementaram cursos COIL em suas disciplinas. Para a análise, primeiramente é apresentado um breve quadro conceitual sobre a internacionalização do ensino superior, suas estratégias e benefícios; em segundo lugar, a relação entre as tecnologias da informação e comunicação (TIC) e as estratégias de internacionalização em casa e no programa de estudos; em terceiro lugar, a metodologia COIL e sua evolução na Universidad Veracruzana; e finalmente são apresentados os resultados do estudo agrupados em três categorias: as experiências dos acadêmicos sobre a implementação do componente COIL, e as habilidades tecnológicas e competências interculturais que, na perspectiva dos professores, são desenvolvidas pelos alunos que participam nestas atividades. Os resultados confirmam que os cursos COIL contribuem para o desenvolvimento de competências tecnológicas e interculturais relevantes para os alunos, e que a implementação bem sucedida de um curso COIL exige três elementos fundamentais: formação e incentivos institucionais para os docentes; o uso das TIC; e a proficiência de outro idioma entre estudantes e acadêmicos.
Direitos de Autor (c) 2022 Revista Educação Superior e Sociedade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais permitem a proteção do material original e restringem o uso do trabalho de terceiros sem permissão. A UNESCO IESALC adere às licenças Creative Commons na publicação de acesso aberto da ESS. Especificamente, os textos publicados nesta revista estão sujeitos a uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0): Eles podem ser copiados, distribuídos e divulgados desde que o autor, a revista (Revista Educación Superior y Sociedad) e a instituição editora sejam citados. O uso comercial não é permitido. A licença completa pode ser encontrada em https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ A ESS exige que os autores aceitem o Aviso de Direitos Autorais como parte do processo de submissão. Os autores retêm todos os direitos.
Atribuição — Não-Comercial (CC BY-NC 4.0)
Esta revista não cobra dos autores pela submissão ou processamento dos artigos. Os autores das contribuições receberão um aviso de recebimento de que o trabalho chegou à equipe editorial da Revista.