Benefícios, desvantagens e desafios dos cursos COIL: experiências dos acadêmicos

Palavras-chave: Internacionalização do Ensino Superior; Tecnologias da Informação e Comunicação; competências interculturais; habilidades tecnológicas; COIL

Resumo

Uma das estratégias de internacionalização dos programas de estudo mais implementadas nas instituições mexicanas desde a pandemia de COVID-19 é a metodologia COIL (Collaborative Online International Learning), que se baseia na colaboração acadêmica mediada pela tecnologia entre dois professores universitários e seus alunos. Este artigo apresenta os resultados de um estudo qualitativo baseado em entrevistas semiestruturadas com acadêmicos da Universidad Veracruzana (México) que implementaram cursos COIL em suas disciplinas. Para a análise, primeiramente é apresentado um breve quadro conceitual sobre a internacionalização do ensino superior, suas estratégias e benefícios; em segundo lugar,  a relação entre as tecnologias da informação e comunicação (TIC) e as estratégias de internacionalização em casa e no programa de estudos; em terceiro lugar, a metodologia COIL e sua evolução na Universidad Veracruzana; e finalmente são apresentados os resultados do estudo agrupados em três categorias: as experiências dos acadêmicos sobre a implementação do componente COIL, e as habilidades tecnológicas e competências interculturais que, na perspectiva dos professores, são desenvolvidas pelos alunos que participam nestas atividades. Os resultados confirmam que os cursos COIL contribuem para o desenvolvimento de competências tecnológicas e interculturais relevantes para os alunos, e que a implementação bem sucedida de um curso COIL exige três elementos fundamentais: formação e incentivos institucionais para os docentes; o uso das TIC; e a proficiência de outro idioma entre estudantes e acadêmicos.

Biografias Autor

Argelia Ramírez Ramírez, Universidad Veracruzana (UV), Veracruz, México.

D. in Pedagogy from the Universidad Nacional Autónoma de México. Currently, she is an academic at the School for Foreign Students of the Universidad Veracruzana (Mexico).

Magdalena L. Bustos-Aguirre, Universidad de Guadalajara (UdG), Guadalajara, Jalisco, México.

Profesora-investigadora del Departamento de Turismo, Recreación y Servicio y coordinadora de la Maestría en Educación Superior Internacional en el Centro Universitario de Ciencias Económico-Administrativas de la Universidad de Guadalajara y miembro del Sistema Nacional de Investigadores.

Publicado
2022-12-20
Como Citar
Ramírez Ramírez, A., & Bustos-Aguirre, M. L. (2022). Benefícios, desvantagens e desafios dos cursos COIL: experiências dos acadêmicos. Educação Superior E Sociedade, 34(2), 328-352. https://doi.org/10.54674/ess.v34i2.579