Los Mudanças nas estratégias de internacionalização em instituições mexicanas de ensino superior a partir do Covid-19

Palavras-chave: Internacionalização; Educação Superior; Covid-19.

Resumo

A pandemia covid-19 forçou as instituições de ensino superior (IES) em todo o mundo a fazer mudanças importantes na gestão de suas funções substantivas e estratégias de internacionalização. O objetivo desta pesquisa foi identificar as mudanças nas estratégias de internacionalização das IES mexicanas por meio da análise das informações correspondentes a 25 instituições, públicas e privadas. Os principais achados indicam que a mobilidade física dos alunos foi substituída pela mobilidade e pelo ensino virtual, e que as ações de internacionalização em casa foram fortalecidas, enquanto outras estratégias, como a mobilidade acadêmica e as práticas profissionais no exterior, não puderam ser substituídas. Da mesma forma, pode-se afirmar que a transição forçada para a virtualidade tem sido uma experiência diferenciada para as IES pelo seu grau de consolidação e fortalezas institucionais anteriores; também destacou a necessidade de diversificar as estratégias de internacionalização em todo o sistema. Sem dúvida, o período pós-pandêmico exigirá novos ajustes e será o nível de consolidação, maturidade, avaliação e institucionalização dos processos de internacionalização das IES que determinará a sobrevivência das respostas implementadas até o momento.

Biografias Autor

Magdalena L. Bustos-Aguirre, Universidad de Guadalajara (UdG), México

Doutor em Gestão do Ensino Superior pela Universidade de Guadalajara, professor pesquisador em tempo integral vinculado ao Departamento de Turismo, Recreação e Serviços do Centro Universitário de Ciências Econômicas Administrativas da Universidade de Guadalajara. Membro do Sistema Nacional de Pesquisadores Nível I. Linha de pesquisa: Gestão e internacionalização do ensino superior.

Correio eletrônico: magdalena.bustos@cucea.udg.mx 

 

Rosa Vega Cano, Universidad Michoacana de San Nicolás de Hidalgo (UMSNH), México

Doctora en Gestión de la Educación Superior. Profesora-investigadora de tiempo completo adscrita a la Facultad de Economía de la Universidad Michoacana de San Nicolás de Hidalgo. Principales temas de investigación: Responsabilidad Social Universitaria. Internacionalización de la educación superior. Educación superior y desarrollo sostenible. Perspectiva de género en las instituciones de educación superior.

Publicado
2021-11-15
Como Citar
Bustos-Aguirre, M. L., & Vega Cano, R. (2021). Los Mudanças nas estratégias de internacionalização em instituições mexicanas de ensino superior a partir do Covid-19. Revista Educação Superior E Sociedade, 33(2), 269-297. https://doi.org/10.54674/ess.v33i2.474