Los Mudanças nas estratégias de internacionalização em instituições mexicanas de ensino superior a partir do Covid-19
Resumo
A pandemia covid-19 forçou as instituições de ensino superior (IES) em todo o mundo a fazer mudanças importantes na gestão de suas funções substantivas e estratégias de internacionalização. O objetivo desta pesquisa foi identificar as mudanças nas estratégias de internacionalização das IES mexicanas por meio da análise das informações correspondentes a 25 instituições, públicas e privadas. Os principais achados indicam que a mobilidade física dos alunos foi substituída pela mobilidade e pelo ensino virtual, e que as ações de internacionalização em casa foram fortalecidas, enquanto outras estratégias, como a mobilidade acadêmica e as práticas profissionais no exterior, não puderam ser substituídas. Da mesma forma, pode-se afirmar que a transição forçada para a virtualidade tem sido uma experiência diferenciada para as IES pelo seu grau de consolidação e fortalezas institucionais anteriores; também destacou a necessidade de diversificar as estratégias de internacionalização em todo o sistema. Sem dúvida, o período pós-pandêmico exigirá novos ajustes e será o nível de consolidação, maturidade, avaliação e institucionalização dos processos de internacionalização das IES que determinará a sobrevivência das respostas implementadas até o momento.
Direitos de Autor (c) 2021 Revista Educação Superior e Sociedade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais permitem a proteção do material original e restringem o uso do trabalho de terceiros sem permissão. A UNESCO IESALC adere às licenças Creative Commons na publicação de acesso aberto da ESS. Especificamente, os textos publicados nesta revista estão sujeitos a uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0): Eles podem ser copiados, distribuídos e divulgados desde que o autor, a revista (Revista Educación Superior y Sociedad) e a instituição editora sejam citados. O uso comercial não é permitido. A licença completa pode ser encontrada em https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ A ESS exige que os autores aceitem o Aviso de Direitos Autorais como parte do processo de submissão. Os autores retêm todos os direitos.
Atribuição — Não-Comercial (CC BY-NC 4.0)
Esta revista não cobra dos autores pela submissão ou processamento dos artigos. Os autores das contribuições receberão um aviso de recebimento de que o trabalho chegou à equipe editorial da Revista.