Plano de emergência no para enfrentamento da Covid-19 a partir da extensão universitária: construções e efeitos

Palavras-chave: Participação Universitária;Enfrentamento da Covid-19; Extensão Universitária; Plano de emergência.

Resumo

Em 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a Covid-19 como pandemia, o que levou os Estados e governos de todas as nações a adotarem medidas para enfrentar e conter esta doença. A partir dessa declaração, o trabalho de extensão nas universidades adquiriu novas conotações e complexidades em termos das diferentes fases pelas quais a pandemia está passando. Este documento apresenta as construções teóricas e metodológicas do plano de emergência extensionista da Universidade Oriente diante da pandemia, assim como os fatores que impulsionaram e seus principais resultados. A pesquisa é baseada em metodologia mista, a partir de abordagem dialético-materialista; com uso de diferentes métodos como análise-síntese, indução-dedução; assim como hermenêutico-dialético; consulta com especialistas, análise documental e como procedimento metodológico, a triangulação de fontes e método. Os principais resultados são a definição de linhas de ação durante as fases da pandemia, a relação efetiva com o tecido social e o uso da diversidade de fontes de informação e comunicação presentes nestes cenários, e o desenvolvimento de protocolos de ação para cada gestão inter e intra-universitária multinível. 

Biografias Autor

Niurka Tellez Rodríguez, Universidad de Oriente (UO), Cuba

Doctora en Ciencias Pedagógicas que en la actualidad se desempeña como asesora de Proyectos sociocomunitarios en el Departamento de Extensión Universitaria de la Universidad de Oriente; posee varias publicaciones científicas y libros relacionados con la gestión extensionista y su impacto en la formación inicial del estudiante universitario.

Víctor Hugo Leyva Sojo, Universidad de Oriente (UO), Cuba

MsC. Director de Extensión Universitaria en la Universidad de Oriente, Cuba. Ha participado en varios eventos de carácter nacional e internacional con ponencias que abordan la multiculturalidad en la gestión extensionistas. Actualmente forma parte del Grupo de Trabajo que investiga el impacto de la pandemia en el proceso extensionista.

Amanda Estruch Tellez, Universidad de Oriente (UO), Cuba

Estudiante en formación inicial de la Facultad de Ciencias de la Educación, de la Universidad de Oriente (UO). Ha incursionado en la evaluación del impacto del componente extensionista en la brigada estudiantil. 

Publicado
2021-11-15
Como Citar
Tellez Rodríguez, N., Leyva Sojo, V. H., & Estruch Tellez, A. (2021). Plano de emergência no para enfrentamento da Covid-19 a partir da extensão universitária: construções e efeitos. Educação Superior E Sociedade, 33(2), 236-268. https://doi.org/10.54674/ess.v33i2.430