Pandemia e universidades: dificuldades e respostas na Grande Buenos Aires
Resumo
O artigo analisa as consequências da implementação de políticas em universidades da Grande Buenos Aires, criadas para aliviar os efeitos da pandemia de COVID-19 e as iniquidades de uma das áreas com maior índice de pobreza na Argentina. Parte-se da hipótese de que essas universidades têm um desempenho muito importante no nivelamento das desigualdades sociais da área onde atuam. O desempenho mencionado foi aprofundado pela pandemia, por meio de suas adaptações pedagógicas e de sua interação com a comunidade. Além disso, foram analisados documentos governamentais e de organizações nacionais e internacionais sobre o assunto. Da mesma forma, foi considerada a bibliografia mais recente sobre o fenômeno da pandemia e sua relação com o ensino superior. Como resultado do trabalho, foram descobertas novas práticas pedagógicas e reorganizações administrativas baseadas na virtualidade. Além disso, foram reveladas novas atividades das universidades como a reconversão dessas casas de estudo em criadoras de bens sociais através dos Escritórios da Previdência produtores de desenvolvimentos científicos e tecnológicos baseados nas necessidades epidemiológicas atuais. No entanto, percebe-se o perigo de não conseguir a conectividade necessária para um futuro educacional híbrido.
Direitos de Autor (c) 2021 Revista Educação Superior e Sociedade
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais permitem a proteção do material original e restringem o uso do trabalho de terceiros sem permissão. A UNESCO IESALC adere às licenças Creative Commons na publicação de acesso aberto da ESS. Especificamente, os textos publicados nesta revista estão sujeitos a uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0): Eles podem ser copiados, distribuídos e divulgados desde que o autor, a revista (Revista Educación Superior y Sociedad) e a instituição editora sejam citados. O uso comercial não é permitido. A licença completa pode ser encontrada em https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ A ESS exige que os autores aceitem o Aviso de Direitos Autorais como parte do processo de submissão. Os autores retêm todos os direitos.
Atribuição — Não-Comercial (CC BY-NC 4.0)
Esta revista não cobra dos autores pela submissão ou processamento dos artigos. Os autores das contribuições receberão um aviso de recebimento de que o trabalho chegou à equipe editorial da Revista.