Efeitos sobre os processos de ensino superior: uma abordagem do cenário educacional em tempos de distanciamento social

Palavras-chave: Pandemia; Aula invertida; Distanciamento social; Educação Superior

Resumo

O ano de 2020 ficou marcado na memória de toda a humanidade por conta do distanciamento social causado pelo vírus SARS-CoV-2, as repercussões foram catastróficas e o campo educacional não foi a exceção, trazendo à tona um desafio inédito: pasar do modelo presencial para o virtual. Este estudo tem como objetivo identificar o efeito das estratégias implementadas nas instituições de ensino superior, em resposta a este cenário inesperado de contingência sanitária, no período de março de 2020 a janeiro de 2021. O método da aula invertida e as novas tecnologias de informação e comunicação tornaram-se importantes no ensino virtual. A metodologia utilizada é uma abordagem mista, de escopo descritivo, não experimental e de delineamento transversal. Uma análise foi feita sobre as estratégias implementadas por quatro instituições (três públicas e uma privada) localizadas em San Francisco de Campeche, Campeche, México. A amostra foi de 134 estudantes; dois instrumentos foram aplicados para a coleta de dados: carteira de identidade própria e teste de nível de estresse ocupacional adaptado do questionário sobre problemas psicossomáticos. Adaptação ao novo normal, autopercepção da ansiedade, desempenho acadêmico e consolidação da aprendizagem foram identificados.

Biografias Autor

Jaqueline Gudalupe Guerrero Ceh, Universidad Autónoma de Campeche (UACAM), México
Pós-doutorado em inovação e qualidade na educação para o desenvolvimento, Doutorado em Ciências da Educação, Mestre em Gerontologia, Mestre em Educação Superior, Bacharel em Letras. Publicação de artigos e capítulos de livros, Direção de Teses de Doutorado e Teses de Graduação, Pesquisador em tempo integral da Universidade Autônoma de Campeche.
José Francisco Duarte Méndez, Universidad Vizcaya de las Américas (UVA), México
 
Diana Eugenia Moguel Ruz, Instituto Campechano (INSTCAMP), México
Cursou Engenharia Bioquímica com especialização em alimentos, além de mestre em Pedagogia. Ele tem 27 anos de experiência como professor de grupo no ensino médio e níveis superiores. Há 18 anos trabalha no Instituto Benemérito Campechano da Escola de Gastronomia como professora a tempo inteiro, também pertencente à área de Investigação e Pós-Graduação do IC.
José Luis Canto Ramírez, Universidad Pedagógica Nacional (UPN), México
Graduado em Psicologia FES-ZARAGOZA, UNAM. Mestre em Pedagogia pela UPN- AJUSCO. Doutor em Educação, UPN-Ajusco. Perfil PRODEP. SEP-UPN. México. Full Time C Professor Full Time. Com 30 anos de experiência docente e orientação de teses em programas de Bacharelado, Mestrado e Doutorado. Coautor de dois livros. Orientou teses de Licenciatura, Mestrado e Doutorado. Com publicação de diversos artigos em diversas Instituições de Ensino Superior. Tem participado em congressos nacionais e internacionais. Suas linhas de pesquisa são: Formação de Professores, Diversidade, Complexidade e Metacognição - Multidisciplinar, TIC, Didática, Avaliação.
Martín Mauricio Breton de la Loza, Universidad Autónoma de Morelos (UAEM), México
Doutorado em projetos, Mestre em nutrição e dietética. Bacharel em Medicina Veterinária e Zootécnica, Bacharel em Nutrição. Diretor Administrativo do Centro de Avaliação Nutricional e de Saúde. Gestão de Projetos de Certificação por Resultados (PM4R) Federação Internacional de Educação Física (FIEP). Publicação de artigos científicos e apresentação de comunicações em congressos nacionais e internacionais.
Publicado
2021-11-30
Como Citar
Guerrero Ceh, J. G., Duarte Méndez, J. F., Moguel Ruz, D. E., Canto Ramírez, J. L., & Breton de la Loza, M. M. (2021). Efeitos sobre os processos de ensino superior: uma abordagem do cenário educacional em tempos de distanciamento social. Educação Superior E Sociedade, 33(2), 92-123. https://doi.org/10.54674/ess.v33i2.423