Contribuição das universidades públicas argentinas para o ODS sobre igualdade de gênero e empoderamento de mulheres e meninas (2015-2019)

Palavras-chave: ODS; Nações Unidas; Universidades públicas; Igualdade de gênero; Gênero e Educação.

Resumo

Este artigo explora desde uma perspectiva analítica e crítica as contribuições das universidades públicas argentinas no cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) sobre igualdade de gênero e empoderamento de mulheres e meninas, e a eliminação de todas as formas de discriminação e violência contra elas. O processo de inclusão das mulheres no âmbito da educação superior na Argentina, os obstáculos enfrentados no reconhecimento de seus direitos; junto com o desenvolvimento do ideário feminista e a relação deste com a vida universitária foram elementos referenciados. Para alcançar esse objetivo nas universidades, o impulso gerado desde 2015 pelo trabalho das feministas e o movimiento de mulheres foi necessário. Porém, estes processos e aportes não foram reconhecidos nas políticas públicas citadas no artigo nem no período de referência considerado.

Biografia Autor

Mariana Laura Solans, Universidad Nacional de los Comechingones (UNLC), Argentina

Diretora de Pós-graduação e Capacitações na Universidad Nacional de Los Comechigones UNLC (São Luis, Argentina). Graduada em Relações Internacionais pela Universidade de Salvador (Argentina) e Master em Ciências Políticas e Sociologia pela FLACSO. Tem pós-graduação em Planejamento e gestão da educação; Bioeconomia e ecologia integral.

Publicado
2021-11-15
Como Citar
Solans, M. L. (2021). Contribuição das universidades públicas argentinas para o ODS sobre igualdade de gênero e empoderamento de mulheres e meninas (2015-2019). Educação Superior E Sociedade, 33(2), 713-737. https://doi.org/10.54674/ess.v33i2.293