Ensino remoto e formação continuada em serviço na pós-graduação stricto sensu

Palavras-chave: Ensino remoto. COVID-19. Formação continuada de professores da Stricto Sensu.

Resumo

No ensino de todos os níveis, a pandemia de COVID-19 se tornou um divisor de águas entre o que se pensava e como se atuava antes dela, e o que se seguiu ao seu surgimento. Acompanhamos, desde 2018, uma formação continuada em serviço para professores da pós-graduação stricto sensu. Essa formação objetiva habilitar os professores à concepção de desenhos de cursos híbridos e multimodais que levem em consideração a presença das tecnologias digitais. Neste artigo, acompanhamos a trajetória de Marina, uma engenheira que integra esse grupo de formação. Nosso objetivo é discutir as aprendizagens que a participante revela ter construído desde o início de sua participação na proposta formativa e refletir sobre a necessidade da concepção de cursos de formação continuada que proponham possibilidades de apropriação das tecnologias digitais também para professores da stricto sensu. O isolamento a que fomos submetidos devido à pandemia nos revela a necessidade da existência e criação de espaços de aprendizagem e colaboração no local de trabalho do professor, a exemplo das comunidades de prática, que permitam a troca de aprendizagens entre os pares a partir da experienciação e apropriação das tecnologias digitais no e para o local de trabalho. É nesses espaços que eles se ressignificam e desenvolvem agência.

Biografias Autor

Fabrício Dias de Andrade, Universidade do Vale do Rio do Sinos (UNISINOS), Brasil

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada/UNISINOS. Integra os grupos FORMLI (Formação de Professores, Multiletramentos e Identidades) e GPe-dU (Grupo Internacional de Pesquisa em Educação Digital). Pesquisa a formação de professores e pesquisadores na cultura híbrida e multimodal.  

Dorotea Frank Kersch , Universidade do Vale do Rio do Sinos (UNISINOS), Brasil

Pesquisadora do Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UNISINOS. Líder do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Multiletramentos e Identidades (FORMLI). Sua pesquisa foca-se em ensino de línguas, (multi)letramentos, letramento (midiático) crítico, formação de professores, identidades e atitudes linguísticas.

Publicado
2021-11-15
Como Citar
Dias de Andrade, F., & Frank Kersch , D. (2021). Ensino remoto e formação continuada em serviço na pós-graduação stricto sensu. Educação Superior E Sociedade, 33(2), 377-401. https://doi.org/10.54674/ess.v33i2.427