Mediações tecnológicas nas práticas educacionais universitárias: A produção e circulação do conhecimento
Resumo
A pesquisa visa entender como os discursos são construídos como práticas de produção e circulação do conhecimento no uso das tecnologias de informação e comunicação por professores e alunos da Extensão Universidad Simón Bolívar Cúcuta. No nível metodológico, ela assume uma perspectiva etnográfica. Os registros para a análise das informações foram extraídos da observação dos participantes, entrevistas semi-estruturadas e grupos focais. A triangulação foi um exercício constante, que ocorreu no cruzamento das vozes dos diferentes atores, no diálogo entre os múltiplos registros (audiovisuais, documentais e digitais) explorando os diversos ambientes, formas e nuances, a fim de reconstruir uma nova estrutura que daria lugar a uma interpretação, entre muitos outros, do processo de assimilação, incorporação e utilização das tecnologias da informação no contexto da educação universitária, reconhecendo que, na complexa e restrita dinâmica mercantil do desenvolvimento tecnológico, esta parte do continente não obteve um lugar preferencial, atormentada por deficiências econômicas, lacunas e contradições. Assim, a proposta era entender as mediações tecnológicas em suas dimensões psicológica, pedagógica e sociológica, em um contexto local que dialoga com o global.
Direitos de Autor (c) 2012 Revista Educação Superior e Sociedade

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais permitem a proteção do material original e impedem o uso do trabalho de outras pessoas sem permissão. O IESALC da UNESCO adere às licenças Creative Commons na publicação de acesso aberto da ESS. Especificamente, os textos publicados nesta revista estão sujeitos a uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0): A ESS é uma revista de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou criar links para o texto completo dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia da editora ou do autor; sempre certificando-se de citar o autor. O uso comercial não é permitido. A ESS exige que os autores aceitem o Aviso de Direitos Autorais como parte do processo de submissão. Os autores retêm todos os direitos.
A licença completa pode ser encontrada em https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
Atribuição — Não-Comercial (CC BY-NC 4.0)
Esta revista não cobra dos autores pela submissão ou processamento dos artigos. Os autores das contribuições receberão um aviso de recebimento de que o trabalho chegou à equipe editorial da Revista.