Presença da liderança feminina nas universidades públicas de Sinaloa
Resumo
O artigo aborda a presença da liderança feminina no âmbito acadêmico, focando nas universidades públicas de Sinaloa, México. Enfatiza a importância de avaliar o progresso das mulheres em posições de poder, defendendo a implementação de políticas universitárias alinhadas aos padrões nacionais e internacionais para promover a equidade de gênero. Seu objetivo é analisar o posicionamento das mulheres em cargos de liderança de alto nível nessas instituições, estabelecendo uma base empírica que revela a presença e a proporção numérica sob uma perspectiva de gênero. Os dados foram coletados a partir da revisão dos organogramas institucionais e das informações disponíveis na Plataforma Nacional de Transparência correspondente ao exercício de 2023. Os resultados da análise mostram que, em média, 36,5% dos cargos de alto nível nas universidades estudadas são ocupados por mulheres, o que também é evidenciado em uma distribuição desigual de matrículas. Apesar dos avanços alcançados, persistem desigualdades nas disparidades de gênero, destacando a necessidade de atenção e ação para promover uma mudança significativa em direção à igualdade e à diversidade no âmbito acadêmico.
PALAVRAS-CHAVE: Liderança feminina; empoderamento; ensino superior; estereótipos de gênero.
Direitos de Autor (c) 2024 Samantha Yadira Niebla Moreno, Teresita del Niño Jesús Carrillo Montoya, María Luisa Urrea Zazueta, Leonor Tereso Ramírez, Jorge Alberto Castro Quiñonez
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais permitem a proteção do material original e restringem o uso do trabalho de terceiros sem permissão. A UNESCO IESALC adere às licenças Creative Commons na publicação de acesso aberto da ESS. Especificamente, os textos publicados nesta revista estão sujeitos a uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0): Eles podem ser copiados, distribuídos e divulgados desde que o autor, a revista (Revista Educación Superior y Sociedad) e a instituição editora sejam citados. O uso comercial não é permitido. A licença completa pode ser encontrada em https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ A ESS exige que os autores aceitem o Aviso de Direitos Autorais como parte do processo de submissão. Os autores retêm todos os direitos.
Atribuição — Não-Comercial (CC BY-NC 4.0)
Esta revista não cobra dos autores pela submissão ou processamento dos artigos. Os autores das contribuições receberão um aviso de recebimento de que o trabalho chegou à equipe editorial da Revista.