Para além dos estereótipos: a participação das mulheres nas carreiras tecnológicas e STEM

Palavras-chave: As mulheres e o desenvolvimento; Estereótipo; Formação de engenheiros; Gestão Educacional; Mercado de trabalho

Resumo

Este artigo é um ensaio crítico que tem como eixo central a evolução do nível de escolaridade feminino onde há um aumento significativo da presença feminina na educação, no entanto, quando é desagregado por carreiras ou é feita uma análise por área de conhecimento, observam-se certas disparidades de género no acesso às diferentes carreiras. Diferentes dados de análise foram considerados para sua realização, mas foi tomado como um estudo de caso o Centro de Ensino Técnico Industrial (CETI), por ser uma instituição pública de ensino que oferece apenas carreiras tecnológicas ou de engenharia. O argumento central identifica o problema da baixa participação ou presença de mulheres em carreiras tecnológicas ou de engenharia STEM, embora os dados indiquem que existe atualmente um aumento significativo da escolaridade das mulheres, o que representa pouco mais de 50% para o ensino superior, quando estas percentagens são desagregadas por raça, a percentagem de representação nestas raças não chega aos 5%. A metodologia utilizada envolve um estudo qualitativo e estatístico descritivo com abordagem narrativa-interpretativa.  Por fim, conclui-se que, embora existam diferentes propostas para aumentar os percentuais de mulheres nas carreiras STEM, um dos desafios mais relevantes para reduzir essas disparidades de gênero encontra-se principalmente no mercado de trabalho.

Biografias Autor

Edith Rivas Sepúlveda, Universidade de Guadalajara (UdeG), Guadalajara, Jalisco, México

Doutor em Gestão do Ensino Superior, Mestre em Gestão e Políticas do Ensino Superior e Engenheiro Eletrónico e de Computação. Professor da Universidade de Guadalajara vinculado ao Centro Universitário de Guadalajara (CUGDL). Membro do Sistema Nacional de Pesquisadores e da Academia de Ciências de Jalisco. Completou uma estadia acadêmica no Laboratório de Pesquisa Interdisciplinar em Educação Superior da Universidade de Montreal, Canadá. Suas linhas de pesquisa são: Ensino Superior e Emprego, Atores e Políticas de Ensino Superior, Trajetórias de vida: profissional e acadêmica, Inovação e empreendedorismo.

Patricia Alejandra Lamas Huerta, Centro de Educação Técnica Industrial, Guadalajara, México

Doutor em Gestão do Ensino Superior pela Universidade de Guadalajara. Professor em tempo integral da Divisão de Engenharia de Ciências Básicas do Centro de Educação Técnica Industrial (CETI) Plantel Colomos desde 2014. Pesquisador e chefe do Programa de Empreendedorismo do CETI Plantel Colomos. As suas principais linhas de investigação são em Políticas, Gestão e processos de promoção do empreendedorismo em Instituições de Ensino Superior (IES) e em Estruturas e comportamentos organizacionais de IES que promovem o empreendedorismo. Colaborou com centros de pesquisa em universidades públicas e privadas.

Publicado
2024-12-27
Como Citar
Rivas Sepúlveda, E., & Lamas Huerta, P. A. (2024). Para além dos estereótipos: a participação das mulheres nas carreiras tecnológicas e STEM. Educação Superior E Sociedade, 36(2), 247-271. https://doi.org/10.54674/ess.v36i2.903
Secção
Artigos da seção geral