Acesso ou Registar-se para submeter um artigo.

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A submissão (manuscrito) não foi publicada anteriormente, nem foi submetida para consideração para publicação em qualquer outra revista.
  • O(s) autor(es) é(são) responsável(eis) por seu conteúdo e por ter contribuído para a concepção, desenho e execução do artigo, análise e interpretação dos dados, e por ter participado da redação do texto e de suas revisões, bem como da aprovação da versão que é finalmente submetida.
  • Quando disponíveis, foram fornecidos URLs para as referências.
  • O texto é espaçado individualmente. Tamanho de fonte de 12 pontos. São usados itálicos em vez de sublinhados (exceto em URLs), e todas as ilustrações, figuras e tabelas são colocadas nos lugares apropriados no texto, em vez de no final.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Instruções para Autores, na secção Sobre a Revista.
  • A extensão do texto não poderá superar as 8.000 palavras, incluindo resumos, bibliografias, tabelas e figuras; e deve respeitar os parâmetros estilísticos e bibliográficos expostos nas Diretrizes do(a) autor(a) que aparecem na rubrica Sobre a revista.
  • Este artigo será revisto por revisores externos, utilizando o sistema de revisão por pares duplo-cego. O artigo deve ser anonimizado em todas as suas seções, de acordo com os regulamentos da ESS.
  • O arquivo de apresentação está no formato Microsoft Word (para PC). Sempre que possível, são fornecidas URLs para referências.
  • Mudanças no conteúdo do manuscrito, se necessário após revisão, e mudanças no estilo do manuscrito pelo Editor da ESS são bem-vindas.
  • O(s) autor(es) declara(m) que conhece(m) e aceita(m) as diretrizes para os autores da revista ESS.
  • Os autores retêm os direitos autorais da(s) obra(s) publicada(s) na ESS como primeira publicação e a ESS incentiva e permite a reutilização da publicação sob a licença Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
  • O(s) autor(es) declara(m) estar livre de qualquer associação(ões) pessoal ou comercial que possa envolver um conflito de interesses em conexão com o artigo submetido, bem como ter respeitado os princípios de ética no processo de pesquisa.
  • Sim, eu autorizo que meus dados sejam coletados e armazenados conforme a declaração de política.

Instruções para Autores

Instruções aos autores(as)

Os autores que submetem artigos originais para possível publicação no Journal of Higher Education and Society (ESS) devem cumprir com as seguintes NORMAS:

  1. Para enviar artigos para nossa revista, acesse http://www.iesalc.unesco.org/ess/index.php/ess3/about/submissions y e siga as instruções parase registrar como autor da revista. Uma vez registrado, você pode enviar artigos online através de nossa plataforma em algumas etapas e verificar seu status.
  2. O texto dos artigos deve ser anônimo. Para tanto, você deve assegurar-se de anexar uma versão de seu artigo que não contenha os nomes de seus autores ou qualquer informação relacionada a eles (instituição a que você pertence, suas próprias citações bibliográficas, etc.). Além disso, todas ases citações, reconhecimentos, referências e outras alusões que possam identificar direta ou indiretamente o autor devem ser removidas. Todos os metadados relacionados ao(s) autor(es) devem ser preenchidos dentro da plataforma OJS da revista no passo 3 (Insira metadados) da submissão. Nesta etapa também é obrigatório o preenchimento do campo ORCID. Os autores que não possuem um registro ORCID devem se registrar em https://orcid.org/register .
  3. Os artigos podem ser escritos em espanhol, inglês ou português. Eles terão um comprimento mínimo de 3.000 palavras e um máximo de 8.000 palavras, incluindo referências, tabelas, figuras e os textos da seção 4. Recomenda-se utilizar a fonte Calibri, tamanho 12 pontos e espaçamento entre linhas simples. Não deve haver espaço entre os parágrafos.
  4. Cada trabalho deve ter um título (conciso e informativo do conteúdo, com formato de texto em negrito em 14 pontos, maiúsculas e minúsculas), um resumo (com um máximo de 250 palavras, em formato IMRYD: Introdução, Método, Resultados, Discussão). No final, três a cinco palavras-chave ou descritores (separados por ponto-e-vírgula) devem ser incluídos. Estas três seções devem ser em espanhol, inglês, francês e português. É importante observar que deve ser fornecido um máximo de 5 palavras-chave. Estas palavras-chave serão usadas para fins de indexação e devem ser escolhidas da lista de verificação de palavras-chave do Thesaurus da UNESCO (disponível em http://vocabularies.unesco.org/browser/thesaurus/en/groups ).
  5. O manuscrito deve ser formatado preferencialmente de acordo com o ESS Manuscript Template no Microsoft Word, disponível para download aqui. Três arquivos devem ser submetidos simultaneamente: a) Manuscrito, seguindo estritamente o modelo acima mencionado; b) Dados do autor para página de rosto, de acordo com o modelo oficial disponível aqui; e c) Declaração de Originalidade, que pode ser baixada daqui. (Nota: O processo de revisão para artigos não formatados de acordo com o modelo do manuscrito ESS pode ser consideravelmente mais longo e demorado). O arquivo de submissão está no formato OpenOffice, Microsoft Word e é enviado através do website da revista: http://www.iesalc.unesco.org/ess/index.php/ess3/about/submissions . Nenhum outro meio de apresentação será aceito, e nenhuma correspondência será inserida em originais que não sejam apresentados através do portal ou em outros formatos.
  6. Os elementos não textuais (tabelas, gráficos, mapas, gráficos, ilustrações, diagramas, desenhos, imagens, etc.) aparecerão no lugar apropriado no texto. Além disso, gráficos, gráficos, diagramas e tabelas incorporados que não podem ser editados a partir do texto devem ser enviados em arquivos independentes de seu programa fonte (JPG, TIF, XLS, etc.), pois em muitos casos eles não são válidos para edição posterior.
  7. Citações e referências. A 7ª edição da APA será aplicada. Informações atualizadas sobre o formulário de citação podem ser consultadas no site da APA (Associação Psicológica Americana). O seguinte é um extrato para orientação:

- Citações em texto. As referências a artigos ou livros devem aparecer no texto entre parênteses, indicando o sobrenome do autor e o ano, separados por vírgula (Navarro, 2018). Se vários livros ou artigos forem incluídos na mesma referência, eles devem ser citados em ordem alfabética e separados por ponto e vírgula (Navarro, 2018; Ramos, 2017). Os artigos do mesmo autor são divididos por vírgulas, distinguidos - se forem do mesmo ano - pelas letras (a, b, c, ...) (Ramos, 1990, 1995, 2000a, 2000b, 2000c, 2017). Se o nome do autor faz parte do texto, o ano de publicação deve ser incluído: ... de certa forma Ramos (2017) previu que a educação ...

- Citações em texto. Citações textuais com menos de 40 palavras serão colocadas entre aspas e depois, entre parênteses, indicarão o sobrenome do autor do texto, o ano e a página ou páginas de onde o texto foi extraído. Exemplo: "Uma metodologia que favorece uma atitude crítica nos estudantes, gerando [...] que sejam mais funcionais e duradouros" (Navarro, 2018, p. 51). Se o nome do autor é parte do texto, seria assim: De acordo com Nogueira (2018, p. 12) "...". Citações de 40 palavras ou mais aparecerão em um bloco de texto separado, sem vírgulas invertidas e colocadas na mesma altura da primeira linha de um novo parágrafo. No final, o autor, ano e página(s) serão indicados entre parênteses.

- Referências bibliográficas e em formato eletrônico. As informações irão ao final do texto em ordem alfabética em uma única lista, toda as referências fornecidas foram aquelas citadas no texto e verificadas. Seu formato será o seguinte:

  • Livros completos (versão impressa): sobrenome(s) do(s) autor(es), nome(s) inicial(ais) (Ano). Título do livro. Editora. Exemplo: Herrera Cáceres, C. e Rosillo Peña, M. (2019). Conforto e eficiência energética no projeto de edifícios. Universidad del Valle.
  • Livros completos (versão eletrônica da versão impressa): Exemplo: Herrera Cáceres, C. e Rosillo Peña, M. (2019). Confort y eficiencia energética en el diseño de edificaciones. Universidad del Valle. https://www.reddebibliotecas.org.co/
  • Livro disponível somente em formato eletrônico: Exemplo: Panza, M. (2019). Números: elementos da matemática para filósofos. Universidad Del Valle. https://www.reddebibliotecas.org.co/
  • Tese publicada recuperada de um banco de dados on-line: Sobrenome, N. (ano). Título da tese [Tese de doutorado, Nome da instituição que concedeu o diploma]. Nome do banco de dados. Exemplos: Sáenz Jiménez, F. A. (2017). Fatores ambientais e antrópicos que determinam a presença e a distribuição do Condor Andino e a seleção dos locais de nidificação e de pouso: uma abordagem em múltiplas escalas [tese de doutorado, Pontificia Universidad Javeriana]. Repositório Institucional - Pontificia Universidad Javeriana.
  • Periódicos: Sobrenome do(s) autor(es), Iniciais de nome (Ano). Título do artigo. Nome do periódico, número ou volume (número), páginas incluídas no artigo dentro do periódico, se houver. Exemplo: Navarro, V. (2018). Metodologías interdisciplinares como herramienta para motivar um alumnado de altas capacidades. Revista Iberoamericana de Educación, 78(1), 43-66.
  • Capítulo ou artigo de um livro: sobrenome do autor, iniciais do primeiro nome (Ano). Título do artigo ou capítulo. Em Iniciais do primeiro nome. Sobrenome do(s) autor(es), (Ed. ou Coordenador, se aplicável), Título do livro (Páginas incluídas no artigo ou capítulo dentro do livro). Editora. Exemplo: Oettinger, AG (1971). Comunicações no processo decisório nacional. Em M. Greenberger (Ed.), Computadores, comunicação e o interesse público (73-114). Johns Hopkins Press.
  • Documentos eletrônicos: Autor(es) (data de publicação). Título [tipo de mídia]. Editora. especificar URL. Exemplos: Córdova, N. (2015) Por que o Plano Huascarán falhou? Blog da Rimactampu. https://bit.ly/2GMBEXx . Sánchez, C. (17 de setembro de 2019). Autor/Editor - Elemento de Referência Bibliográfica. APA Style (7ª edição). https://normas-apa.org/referencias/componentes/autor-editor/
  • Artigos em periódicos eletrônicos (periódicos eletrônicos): Sobrenome do(s) autor(es), Iniciais do nome (Ano). Título do artigo. Nome do periódico, número, volume (número), páginas que compõem o artigo dentro do periódico. DOI ou, se não for o caso, URL. Exemplo: Castañeda Naranjo, L. A. e Palacios Neri, J. (2015). Nanotecnologia: fonte de novos paradigmas. Nano Mundo. Revista Interdisciplinaria en Nanociencias y Nanotecnología, 7(12), 45-49. https://doi.org/10.22201/ceiich.24485691e.2014.12.49710
  1. Uma vez recebido um texto que atenda a todos os requisitos formais, ele será reconhecido e o processo de avaliação será iniciado. Se na revisão inicial (revisão de relevância), o artigo não atender a todos os requisitos, será solicitado ao autor que reapresente o texto com as alterações necessárias. O prazo para apresentar o artigo com as alterações solicitadas será de um mês. Se o prazo não for cumprido, o artigo será rejeitado e arquivado. Nesta primeira fase, a equipe editorial fará uma revisão geral da qualidade, da adequação temática do trabalho e da conformidade do artigo com as atuais regras de publicação da ESS, podendo rejeitar diretamente, sem avaliação externa, aqueles trabalhos cuja qualidade seja claramente baixa ou que não contribuam para as áreas temáticas da revista.
  2. Os artigos que passarem este primeiro filtro serão designados a um editor, que os enviará a dois avaliadores externos, especialistas no assunto ou na linha de pesquisa em questão. No caso de avaliações discrepantes ou por qualquer outro motivo, o editor pode enviar o texto a um terceiro avaliador. Veja mais sobre a política de avaliação científica e acadêmica desta revista.
  3. Com base nos relatórios dos revisores, o editor poderá tomar uma das seguintes decisões, que será comunicada ao autor:
  • Publicável: Aceitar a apresentação como está ou com ligeiras modificações, sem a necessidade de revisões adicionais.
  • Publicável com modificações: Neste caso, a publicação estará condicionada a que o autor faça todas as mudanças necessárias. O prazo para fazer as modificações é de um mês e um breve relatório deve ser anexado explicando as mudanças introduzidas e como elas atendem às exigências da editora. Se este prazo for ultrapassado, o artigo será arquivado como "inédito".
  • Reavaliável: Refere-se a um artigo que no momento da revisão não é publicável, mas com a possibilidade de reescrever e reapresentar o trabalho. Neste caso, a reapresentação de uma nova versão não implicará qualquer garantia de publicação, mas o processo de avaliação recomeçará desde o início. O prazo para apresentar uma nova versão do artigo é de três meses e deve incluir um breve relatório explicando as mudanças introduzidas e como elas atendem aos requisitos do editor. Se este prazo for ultrapassado, o artigo será arquivado como "inédito".
  • Inédita: Rejeitada. As deficiências identificadas no manuscrito, que são justificadas e fundamentadas com uma avaliação qualitativa e quantitativa, indicam que a publicação deve ser rejeitada.
  1. Estrutura do artigo: A apresentação deve corresponder a um dos tipos de artigos identificados na Política de Seção e ser estruturada conforme especificado na mesma. Em termos gerais, deve abranger o seguinte: O manuscrito é dividido em seções como convém a um artigo de pesquisa (por exemplo, Introdução, Corpo principal do texto, Métodos, Resultados, Discussão e Conclusões). As subseções serão numeradas como 1.1 (então 1.1.1, 1.1.2, etc.), 1.2, etc. Cada subseção pode ter um título curto, e cada título deve aparecer em sua própria linha. Uma breve descrição disto seria a seguinte:

Uma parte introdutória deve especificar o objetivo do artigo, identificando o problema, o histórico na área de pesquisa ou sua lacuna, a justificativa do problema ou questão de forma clara, coerente e baseada em literatura, mostrando inequivocamente a relevância disto. Na seção de desenvolvimento, a base teórica e metodológica deve ser diferenciada, ou seja, como o problema foi estudado, explicando-o clara e explicitamente. Uma seção dedicada à apresentação dos resultados mostra a contextualização dos resultados, tanto esperados como inesperados, através de textos, tabelas, gráficos e ilustrações. A discussão é o espaço para explicar o que significam os resultados, através da interpretação com seus pontos fortes ou fracos, recomendações e conclusões; estas últimas só podem ser derivadas dos argumentos utilizados no corpo da obra e das referências. Eles devem ser claros e expressar o equilíbrio final da pesquisa ou da aplicação do conhecimento, às vezes integrado na Discussão. Finalmente, as referências. A este respeito, deve-se considerar o seguinte:

Referências

No manuscrito, as fontes e materiais utilizados são corretamente explicados e citados. As referências devem ser preparadas de acordo com a última ou mais recente edição do Publication Manual of the American Psychological Association (APA). Cada referência citada no texto de maneira relevante ao assunto também deve estar presente (devidamente referenciada) na lista de referência e vice-versa, apresentada em ordem alfabética. Devem ser o mais oportuno e atual possível, de preferência citando trabalhos publicados nos últimos 5 anos. Sugerimos nada menos que 10 referências, variadas (internacionais) e atuais. Os autores não devem se autocitar. Um DOI (Digital Object Identifier) deve ser fornecido para todas as referências citadas no manuscrito que o contém (http://www.doi.org/ ). Sempre que possível, também devem ser fornecidas URLs de referência.

 

Custos de publicação

Com relação à aplicação de taxas para publicação de um artigo (APCs), afirma-se que a Revista Educación Superior y Sociedad é de acesso aberto e gratuito e, portanto, não aplica custos econômicos aos autores para publicação nesta revista, nem para a submissão nem para o processamento dos artigos.

Artigos Dossiê Temático A

 

Os artigos nos dossiês temáticos são um dos três tipos de seções através das quais os artigos originais são recebidos pela Revista. Aqui são coletados manuscritos que abordam um tópico específico do ensino superior, estabelecido por uma chamada aberta para trabalhos. Eles são coordenados por uma ou mais pessoas, como editor(es) convidado(s), que são responsáveis pela proposta dos trabalhos e que serão posteriormente avaliados para publicação. O Conselho Editorial do ESS avalia as propostas de contribuição recebidas e estabelece o planejamento apropriado das mesmas. Você pode ler mais sobre os tipos de artigos a serem cobertos nesta seção no link a seguir.

Artigos Dossiê Temático B

Os artigos nos dossiês temáticos são um dos três tipos de seções através das quais os artigos originais são recebidos pela Revista. Aqui são coletados manuscritos que abordam um tópico específico do ensino superior, estabelecido por uma chamada aberta para trabalhos. Eles são coordenados por uma ou mais pessoas, como editor(es) convidado(s), que são responsáveis pela proposta dos trabalhos e que serão posteriormente avaliados para publicação. O Conselho Editorial do ESS avalia as propostas de contribuição recebidas e estabelece o planejamento apropriado das mesmas. Os seguintes tipos de artigos serão priorizados nesta seção: Tipos de artigos

Artigos Dossiê temático

Os artigos nos dossiês temáticos são um dos três tipos de seções através das quais os artigos originais são recebidos pela Revista. Aqui são coletados manuscritos que abordam um tópico específico do ensino superior, estabelecido por uma chamada aberta para trabalhos. Eles são coordenados por uma ou mais pessoas, como editor(es) convidado(s), que são responsáveis pela proposta dos trabalhos e que serão posteriormente avaliados para publicação. O Conselho Editorial do ESS avalia as propostas de contribuição recebidas e estabelece o planejamento apropriado para elas. Veja o seguinte link para os tipos de artigos que serão priorizados nesta seção. 

 

Artigos da seção geral

Os artigos da seção geral referem-se a contribuições que relatam o progresso da pesquisa em diferentes áreas temáticas do ensino superior, estabelecidas por uma chamada aberta a trabalhos. O Conselho Editorial da ESS avalia as propostas de contribuições que foram recebidas e estabelece o planejamento apropriado para elas. Eles podem ser coordenados por uma ou mais pessoas, como Editor(es) Convidado(s), que são responsáveis pela organização da seção. Veja o seguinte link para os tipos de artigos que serão priorizados nesta seção. 

Artículos de los números especiales

Recogen estudios y/o artículos de investigación que abordan temáticas relacionadas con la educación superior y sus vínculossimilares a los volúmenes temáticos regulares; pero con énfasis en un tópico en particular según la llamada correspondiente. 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.