Quem cuida das carreiras? O papel das universidades na construção de uma nova lógica de cuidados
Resumo
Este artigo analisa o impacto das responsabilidades familiares no engajamento acadêmico de estudantes de mestrado do Centro Universitário de Ciências Econômico-Administrativas (CUCEA) da Universidade de Guadalajara, a partir de uma perspectiva de gênero e justiça social. Utilizou-se uma metodologia qualitativa e exploratória, com apoio de estatísticas descritivas, combinando um questionário com 57 itens e entrevistas semiestruturadas em profundidade com estudantes que desempenham funções de cuidado. Os resultados revelam que apenas 13,04% do corpo discente exerce responsabilidades de cuidado, o que evidencia a exclusão estrutural de muitas pessoas cuidadoras dos programas de pós-graduação. Além disso, todos os estudantes com responsabilidades de cuidado também estão inseridos no mercado de trabalho, enfrentando uma tripla jornada que impacta negativamente seu bem-estar e sua participação acadêmica, especialmente em atividades extracurriculares. Embora os programas executivos ofereçam maior flexibilidade, o apoio institucional é escasso e não sistematizado, geralmente dependendo da boa vontade do corpo docente. Conclui-se que as instituições de ensino superior devem reconhecer formalmente as responsabilidades de cuidado como uma variável relevante e implementar políticas que garantam condições equitativas para estudantes cuidadores. Tal compromisso requer uma transformação institucional que favoreça a redistribuição justa dessas responsabilidades, em consonância com a construção de um novo contrato social, no qual o cuidado seja entendido como uma responsabilidade coletiva e parte fundamental de sistemas educacionais inclusivos e democráticos.
Direitos de Autor (c) 2025 Patricia Jazmín Meza Navarro

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais permitem a proteção do material original e impedem o uso do trabalho de outras pessoas sem permissão. O IESALC da UNESCO adere às licenças Creative Commons na publicação de acesso aberto da ESS. Especificamente, os textos publicados nesta revista estão sujeitos a uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0): A ESS é uma revista de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou criar links para o texto completo dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia da editora ou do autor; sempre certificando-se de citar o autor. O uso comercial não é permitido. A ESS exige que os autores aceitem o Aviso de Direitos Autorais como parte do processo de submissão. Os autores retêm todos os direitos.
A licença completa pode ser encontrada em https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
Atribuição — Não-Comercial (CC BY-NC 4.0)
Esta revista não cobra dos autores pela submissão ou processamento dos artigos. Os autores das contribuições receberão um aviso de recebimento de que o trabalho chegou à equipe editorial da Revista.