Parentalidades e cuidados da primeira infância nas universidades mexicanas

Palavras-chave: Instituições de ensino superior, mães, pais, equipa académica, estudantes universitários

Resumo

Embora as instituições de ensino superior (IES) tenham sido intervenientes fundamentais nos debates acadêmicos sobre a maternidade e paternidade no México, prestam pouca atenção ao que acontece dentro das suas próprias comunidades. As condições em que a maternidade ou paternidade são exercidas, sobretudo quando envolvem cuidados na primeira infância, são frequentemente invisibilizadas, e as desigualdades que as fundamentam são pouco reconhecidas. O artigo procura lançar luz sobre a maternidade e paternidade nas IES mexicanas numa perspectiva de desigualdade, com ênfase no equilíbrio entre as responsabilidades acadêmicas e de cuidados. Para tal, foram utilizados dados estatísticos nacionais e um questionário proprietário, aplicado a vários perfis universitários: estudantes de licenciatura e de pós-graduação, docentes e investigadores. Os resultados mostram que as IES desconhecem quem são as mães e os pais nas suas comunidades e o que necessitam. As experiências parentais não são homogêneas e refletem desigualdades acentuadas, sobretudo para as mulheres, que enfrentam maiores barreiras para exercer a maternidade e progredir na carreira acadêmica. Embora algumas IES disponham de algumas medidas de apoio, estas são limitadas no seu âmbito e abrangência, o que limita a sua eficácia. Conclui-se que, com uma reorientação mais inclusiva e sensível às desigualdades de gênero e aos perfis comunitários, as IES podem tornar-se espaços mais favoráveis para quem cuida da primeira infância sem abdicar dos estudos, da carreira acadêmica ou da investigação.

Biografia Autor

Alma Vanessa Arvizu Reynaga, Universidade Autônoma Metropolitana, Azcapotzalco, Cidade do México, México.

Professora visitante em tempo integral, UAM Azcapotzalco. Doutora em Sociologia pela UAM Azcapotzalco. Realizou um pós-doutorado na Rede de Estudos sobre Desigualdades do Colegio de México. Membro do Sistema Nacional de Investigadores, do Conselho Mexicano de Investigação Educativa e da Rede de Jovens que Investigam Jovens do Seminário de Investigação da Juventude da UNAM.

Publicado
2025-06-30
Como Citar
Arvizu Reynaga, A. V. (2025). Parentalidades e cuidados da primeira infância nas universidades mexicanas. Revista Educação Superior E Sociedade (ESS), 37(1), 60-76. https://doi.org/10.54674/ess.v37i1.1039