Construção e implementação do programa “Pedagogia em Língua e Cultura Mapuche” na Universidade Católica de Temuco, Chile
Wüxampüramgen ka amulniegen ta we kimeltun zugu “Kimeltu Mapunzugunael” Universidad Católica de Temuco, Chile mew
Resumo
Este artigo apresenta os resultados do processo de coconstrução do curso de Licenciatura em Ensino de Língua e Cultura Mapuche -Kimeltu Mapunzugunael- na Universidade Católica de Temuco, no centro-sul do Chile, território Mapuche - Wallmapu-, que foi aprovado institucionalmente em 2022 e atualmente está sendo cursado pela segunda turma de alunos. Apresenta os resultados do diagnóstico contextual participativo, com base em diálogos e reuniões representativas com diferentes atores do ambiente social e institucional, onde foram coletadas visões, necessidades e exigências das instituições formais, especificamente dos marcos regulatórios, bem como dos membros Mapunche dos territórios. Este artigo está organizado em sete seções, a saber: 1) a situação atual do idioma mapuche e a necessidade de revitalizá-lo; 2) as oportunidades oferecidas pela Universidade Católica de Temuco; 3) as políticas nacionais que favorecem a criação do curso de graduação; 4) a imersão educacional como possibilidade metodológica para o ensino; 5) as experiências de ensino de idiomas nativos no Chile; 6) o plano de treinamento e sua fase inicial de implementação; e 7) considerações finais e projeções para a implementação.

Direitos de Autor (c) 2024 Gabriel Gonzalo Llanquinao Llanquina

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais permitem a proteção do material original e restringem o uso do trabalho de terceiros sem permissão. A UNESCO IESALC adere às licenças Creative Commons na publicação de acesso aberto da ESS. Especificamente, os textos publicados nesta revista estão sujeitos a uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0): Eles podem ser copiados, distribuídos e divulgados desde que o autor, a revista (Revista Educación Superior y Sociedad) e a instituição editora sejam citados. O uso comercial não é permitido. A licença completa pode ser encontrada em https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ A ESS exige que os autores aceitem o Aviso de Direitos Autorais como parte do processo de submissão. Os autores retêm todos os direitos.
Atribuição — Não-Comercial (CC BY-NC 4.0)
Esta revista não cobra dos autores pela submissão ou processamento dos artigos. Os autores das contribuições receberão um aviso de recebimento de que o trabalho chegou à equipe editorial da Revista.