Educação e Formação Técnico-Profissional na Argentina. Articulações entre as ofertas e concreções institucionais a partir da análise do caso

Palavras-chave: Educação técnico profissional ; treinamento técnico; trabalhar; articulação

Resumo

Este trabalho se propõe a responder à questão de como é possível avançar na geração de esquemas de articulação a partir da identificação, caracterização e análise de modelos e estratégias de articulação e articulação entre níveis de ensino e ofertas formativas implantadas pelas instituições de Ensino e Técnico e Profissional. Formação na Argentina com o objetivo de garantir aos seus alunos e futuros graduados trajetórias completas em áreas de formação específicas, oferecendo competências para o desempenho profissional, promovendo a conclusão dos estudos obrigatórios e/ou a continuidade do ensino superior. A pesquisa aqui apresentada utilizou uma estratégia comparativa de estudo de casos múltiplos, selecionando cinco instituições que promovem estratégias e modelos de articulação heterogêneos. A seleção baseou-se no cruzamento dos seguintes critérios: presença de diferentes contextos geográficos do país (regiões, cidades grandes e médias); diferentes sectores ou áreas de formação, incluindo os sectores estratégicos; alternativas institucionais com diferentes trajetórias de consolidação (modelos formalizados e consolidados e desenvolvimentos mais recentes ou em processo de formalização). O trabalho de campo foi realizado entre fevereiro e outubro de 2022 e contou com a excelente disposição de funcionários, gestores, docentes e estudantes que permitiram o acesso às propostas institucionais, às jornadas pessoais e profissionais dos entrevistados e aos espaços físicos e virtuais em que os profissionais ocorre o treinamento.

Biografias Autor

Irma Briasco, Universidade Pedagógica Nacional, Buenos Aires, Argentina

Doutora em Educação pela Universidade Nacional de Córdoba, Especialista em Planejamento e Gestão de Políticas Sociais e Bacharel em Ciências da Educação, ambos pela Universidade de Buenos Aires. Desde 2007, é professora e pesquisadora na Universidade Pedagógica Nacional. Desde 1995, trabalha como especialista em TVET na OEI, Organização dos Estados Ibero-Americanos. É consultora de organizações internacionais como OIT, OEA, BM, BID, UE, UNESCO, entre outras. É palestrante e autora de publicações sobre educação técnica e profissionalizante e estudos comparativos.

Nancy Montes, Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, Buenos Aires, Argentina

Graduado em Sociologia, especialista em Indicadores Sociais e Demográficos (Universidade de Buenos Aires). Mestre em Ciências Sociais com especialização em Educação pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO) Argentina. É professora de pós-graduação e pesquisadora da FLACSO, UNTREF e UNIPE. É membro da equipe de especialistas da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI). Foi consultora do UNICEF, do BID, do IIEP, da UNESCO e da OREALC. Suas principais áreas de interesse são políticas educacionais, sistemas de informação, ensino médio e superior e desigualdades sociais e educacionais. Ele escreveu e colaborou em várias publicações relacionadas a essas questões. Afiliação: Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO) Argentina; Escritório da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) na Argentina; Consultor da OREALC.

Eugenia Roberti, Universidade Nacional Arturo Jauretche e Universidade Nacional de La Plata, Buenos Aires, Argentina

Bacharel em Sociologia, mestre e doutora em Ciências Sociais pela Universidade Nacional de La Plata (UNLP). Atualmente é pesquisadora adjunta do CONICET, Argentina; ministra cursos de graduação e pós-graduação em várias universidades nacionais. Membro do Programa de Estudos sobre Juventude, Educação e Trabalho (PREJET-IDES). Suas principais áreas de interesse são juventude, estudos biográficos, desigualdade social e políticas de educação-formação-trabalho. Ele está envolvido em vários projetos de pesquisa e publicou vários artigos em revistas nacionais e internacionais sobre esses tópicos. Afiliação: Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas, Universidad Nacional Arturo Jauretche; Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Universidad Nacional de La Plata; Instituto de Desarrollo Económico y Social, Programa de Estudios sobre Juventud, Educación y Trabajo (CONICET-UNAJ/FaHCE-UNLP/IDES-PREJET).

Federico Martín González, Universidade Nacional de La Plata, Buenos Aires, Argentina

Professor e Licenciado em Sociologia e Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Nacional de La Plata (UNLP). Atualmente é pesquisador assistente no CONICET, Argentina. Leciona cursos de graduação e pós-graduação em várias universidades nacionais. Sua pesquisa se concentra em trajetórias educacionais, políticas de conclusão educacional, articulações entre os mundos da educação e do trabalho e estratégias de inclusão para jovens e adultos. Afiliação: Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas, Laboratorio de Estudios en Sociología y Economía del Trabajo; Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación de la Universidad Nacional de La Plata (CONICET-LESET-LESET-IdIHCS/FaHCE-UNLP).

Anabela Ghilini, Universidad Nacional Arturo Jauretche (UNAJ) e Universidad Pedagógica Nacional (UNIPE), Argentina

Professora e graduada em Sociologia e doutora em Ciências Sociais pela Universidade Nacional de La Plata (UNLP). Atualmente é bolsista de pós-doutorado no CONICET, Argentina. É professora de graduação em várias universidades nacionais. Publicou vários artigos em revistas acadêmicas nacionais e internacionais. Suas principais áreas de interesse são a análise sociopolítica da história recente e estudos sobre a história da universidade na Argentina. Afiliação: Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas, Faculdade de Humanidades e Ciências da Educação da Universidade Nacional de La Plata (CONICET-IdIHCS/UNLP).

Publicado
2024-06-30
Como Citar
Briasco, I. B., Montes, N., Roberti, E., González, F. M., & Ghilini, A. (2024). Educação e Formação Técnico-Profissional na Argentina. Articulações entre as ofertas e concreções institucionais a partir da análise do caso. Revista Educação Superior E Sociedade, 36(1), 73-96. https://doi.org/10.54674/ess.v36i1.889