Educação e Formação Técnico-Profissional na Argentina. Articulações entre as ofertas e concreções institucionais a partir da análise do caso
Resumo
Este trabalho se propõe a responder à questão de como é possível avançar na geração de esquemas de articulação a partir da identificação, caracterização e análise de modelos e estratégias de articulação e articulação entre níveis de ensino e ofertas formativas implantadas pelas instituições de Ensino e Técnico e Profissional. Formação na Argentina com o objetivo de garantir aos seus alunos e futuros graduados trajetórias completas em áreas de formação específicas, oferecendo competências para o desempenho profissional, promovendo a conclusão dos estudos obrigatórios e/ou a continuidade do ensino superior. A pesquisa aqui apresentada utilizou uma estratégia comparativa de estudo de casos múltiplos, selecionando cinco instituições que promovem estratégias e modelos de articulação heterogêneos. A seleção baseou-se no cruzamento dos seguintes critérios: presença de diferentes contextos geográficos do país (regiões, cidades grandes e médias); diferentes sectores ou áreas de formação, incluindo os sectores estratégicos; alternativas institucionais com diferentes trajetórias de consolidação (modelos formalizados e consolidados e desenvolvimentos mais recentes ou em processo de formalização). O trabalho de campo foi realizado entre fevereiro e outubro de 2022 e contou com a excelente disposição de funcionários, gestores, docentes e estudantes que permitiram o acesso às propostas institucionais, às jornadas pessoais e profissionais dos entrevistados e aos espaços físicos e virtuais em que os profissionais ocorre o treinamento.
Direitos de Autor (c) 2024 Irma Briasco, Nancy Montes, Eugenia Roberti, Federico Martín González, Anabela Ghilini
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais permitem a proteção do material original e restringem o uso do trabalho de terceiros sem permissão. A UNESCO IESALC adere às licenças Creative Commons na publicação de acesso aberto da ESS. Especificamente, os textos publicados nesta revista estão sujeitos a uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0): Eles podem ser copiados, distribuídos e divulgados desde que o autor, a revista (Revista Educación Superior y Sociedad) e a instituição editora sejam citados. O uso comercial não é permitido. A licença completa pode ser encontrada em https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ A ESS exige que os autores aceitem o Aviso de Direitos Autorais como parte do processo de submissão. Os autores retêm todos os direitos.
Atribuição — Não-Comercial (CC BY-NC 4.0)
Esta revista não cobra dos autores pela submissão ou processamento dos artigos. Os autores das contribuições receberão um aviso de recebimento de que o trabalho chegou à equipe editorial da Revista.