Mulheres em Engenharia e Ciência da Computação. Estudo do Programa de Bolsas de Estímulo e do seu impacto nas inscrições
Resumo
Entre 2012 e 2021, houve um grande aumento da população estudantil nas universidades nacionais. Ao analisar a distribuição por programas de graduação, observa-se que ainda há uma profunda segmentação e diferenciação por gênero nos cursos de Engenharia e Ciência da Computação. Como parte de sua política institucional, em 2019, a Universidade Nacional de Hurlingham (Argentina) criou o Programa de Bolsas de estudo Estímulo para cursos universitarios para fortalecer as trajetórias de estudantes do sexo feminino em cursos de graduação e pós-graduação: Tecnologia Universitária em Ciência da Computação, Metalurgia e Energia Elétrica, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Elétrica e Bacharelado em Ciência da Computação. O artigo aspira contribuir para a análise do impacto do Programa em 2020 e 2021 no contexto da pandemia de COVID-19, a fim de fortalecer a matrícula de mulheres nos cursos de graduação e pós-graduação mencionados. O trabalho aborda o tema a partir de uma metodologia qualitativa: o estudo de caso, com o objetivo de fornecer dados em um determinado contexto usando fontes primárias e secundárias. Os resultados preliminares do estudo indicam que as estratégias implementadas pelo Programa de Bolsas de estudo Estímulo tenderam a fortalecer a matrícula de estudantes do sexo feminino nos cursos de graduação. Ciência da Computação, Energia Elétrica e Metalurgia, e nos cursos de pós-graduação: Engenharia Metalúrgica, Engenharia Elétrica e Bacharelado em Ciência da Computação, visando favorecer suas trajetórias acadêmicas.
Direitos de Autor (c) 2023 Yesica Romina Pereira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais permitem a proteção do material original e restringem o uso do trabalho de terceiros sem permissão. A UNESCO IESALC adere às licenças Creative Commons na publicação de acesso aberto da ESS. Especificamente, os textos publicados nesta revista estão sujeitos a uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0): Eles podem ser copiados, distribuídos e divulgados desde que o autor, a revista (Revista Educación Superior y Sociedad) e a instituição editora sejam citados. O uso comercial não é permitido. A licença completa pode ser encontrada em https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ A ESS exige que os autores aceitem o Aviso de Direitos Autorais como parte do processo de submissão. Os autores retêm todos os direitos.
Atribuição — Não-Comercial (CC BY-NC 4.0)
Esta revista não cobra dos autores pela submissão ou processamento dos artigos. Os autores das contribuições receberão um aviso de recebimento de que o trabalho chegou à equipe editorial da Revista.