Quando a representação não é suficiente: vieses e lacunas de gênero na academia chilena
Resumo
O artigo aborda os vieses e lacunas de gênero na academia em nível global, com foco especial no Chile. Sugere-se que, embora haja discussões e pesquisas sobre esses temas em países do norte e do sul global, ainda há muito a ser feito em termos de políticas nacionais e institucionais. O trabalho começa abordando controvérsias e desafios relacionados às lacunas de gênero em diferentes países. Afirma-se que a lacuna de gênero está enraizada em vieses inconscientes e estereótipos de gênero, que têm sido amplamente discutidos na literatura. Em seguida, são analisados indicadores relacionados à matrículas em doutorado, publicações e projetos de pesquisa por gênero e tempo de serviço em nível global, regional (América Latina) e nacional (Chile), revelando lacunas significativas. O artigo reflete sobre como certos movimentos sociais no mundo e no Chile têm atuado como impulso para facilitar pequenas mudanças nas estruturas patriarcais que caracterizam as universidades chilenas. Finalmente, diretrizes concretas são propostas para abordar as lacunas de gênero na academia, tanto em termos de políticas nacionais quanto institucionais.
Direitos de Autor (c) 2023 Carolina Guzmán-Valenzuela , Carolina Gómez-González, Andrés Rojas-Murphy Tagle Rojas-Murphy Tagle

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais permitem a proteção do material original e impedem o uso do trabalho de outras pessoas sem permissão. O IESALC da UNESCO adere às licenças Creative Commons na publicação de acesso aberto da ESS. Especificamente, os textos publicados nesta revista estão sujeitos a uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0): A ESS é uma revista de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou criar links para o texto completo dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia da editora ou do autor; sempre certificando-se de citar o autor. O uso comercial não é permitido. A ESS exige que os autores aceitem o Aviso de Direitos Autorais como parte do processo de submissão. Os autores retêm todos os direitos.
A licença completa pode ser encontrada em https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
Atribuição — Não-Comercial (CC BY-NC 4.0)
Esta revista não cobra dos autores pela submissão ou processamento dos artigos. Os autores das contribuições receberão um aviso de recebimento de que o trabalho chegou à equipe editorial da Revista.