Desafios à inclusão social nas universidades chilenas: perspectivas dos profissionais em programas inclusivos

Palavras-chave: Ensino Superior; Profissionais do Ensino Superior; Inclusão Social; Persistência.

Resumo

No Chile, os jovens dos estratos mais baixos enfrentam maiores dificuldades no acesso, persistência e conclusão dos estudos universitários. Para combater esta desigualdade, algumas universidades criaram programas de inclusão social destinados a apoiar o acesso, retenção e sucesso académico deles. Estes programas têm profissionais exclusivamente dedicados a trabalhar com estudantes de contextos sociais desfavorecidos, e são fundamentais para a implementação de políticas inclusivas. Apesar da sua relevância, há pouca investigação sobre as experiências e desafios reconhecidos do ponto de vista dos profissionais envolvidos nestas iniciativas. Esta trabalho teve como objectivo descrever e analisar os discursos, práticas e experiências dos profissionais envolvidos em programas de inclusão social no ensino superior chileno. O estudo qualitativo incluiu entrevistas individuais e em grupo com profissionais de quatro universidades chilenas localizadas na cidade de Santiago. Os profissionais descreveram a percepção de uma desarticulação entre os discursos institucionais de inclusão e as práticas educativas diárias desenvolvidas nas salas de aula universitárias, uma arena que na sua opinião concentra as maiores barreiras para os estudantes. Também criticam a predominância do défice e a carência como características centrais na construção institucional do estudante admitido por meio de caminhos inclusivos.

Biografias Autor

María José Juárez Uribe, Universidad Alberto Hurtado (UAH), Santiago, Chile

Psicóloga de la Universidad Diego Portales, Magíster en Psicología Social de la Universidad Alberto Hurtado, Máster en Gestión de Organizaciones del ESE Business School, Universidad de Los Andes. Actualmente, se desempeña como Directora Social en Fundación PORTAS. Experta en temas vinculados a la inclusión en la educación superior y la gestión de equipos de alto rendimiento.

Gonzalo Gallardo, Universidad Pablo de Olavide (UPO), España.

Gonzalo Gallardo, psicólogo y magíster en psicología educacional por la Pontificia Universidad Católica de Chile. Doctorando en Ciencias Sociales en la Universidad Pablo de Olavide, de Sevilla. Trabaja como Profesor adjunto en la Escuela de Psicología UC y como Profesor Colaborador en la Universidad Alberto Hurtado. Desarrolla investigación en educación desde un enfoque de psicología sociocultural, con énfasis en comprender experiencias de aprendizaje y desarrollo humano. 

 

Publicado
2022-12-20
Como Citar
Juárez Uribe, M. J., & Gallardo, G. (2022). Desafios à inclusão social nas universidades chilenas: perspectivas dos profissionais em programas inclusivos. Educação Superior E Sociedade, 34(2), 76-101. https://doi.org/10.54674/ess.v34i2.640