Desafios à inclusão social nas universidades chilenas: perspectivas dos profissionais em programas inclusivos
Resumo
No Chile, os jovens dos estratos mais baixos enfrentam maiores dificuldades no acesso, persistência e conclusão dos estudos universitários. Para combater esta desigualdade, algumas universidades criaram programas de inclusão social destinados a apoiar o acesso, retenção e sucesso académico deles. Estes programas têm profissionais exclusivamente dedicados a trabalhar com estudantes de contextos sociais desfavorecidos, e são fundamentais para a implementação de políticas inclusivas. Apesar da sua relevância, há pouca investigação sobre as experiências e desafios reconhecidos do ponto de vista dos profissionais envolvidos nestas iniciativas. Esta trabalho teve como objectivo descrever e analisar os discursos, práticas e experiências dos profissionais envolvidos em programas de inclusão social no ensino superior chileno. O estudo qualitativo incluiu entrevistas individuais e em grupo com profissionais de quatro universidades chilenas localizadas na cidade de Santiago. Os profissionais descreveram a percepção de uma desarticulação entre os discursos institucionais de inclusão e as práticas educativas diárias desenvolvidas nas salas de aula universitárias, uma arena que na sua opinião concentra as maiores barreiras para os estudantes. Também criticam a predominância do défice e a carência como características centrais na construção institucional do estudante admitido por meio de caminhos inclusivos.
Direitos de Autor (c) 2022 María José Juárez Uribe, Gonzalo Gallardo

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais permitem a proteção do material original e impedem o uso do trabalho de outras pessoas sem permissão. O IESALC da UNESCO adere às licenças Creative Commons na publicação de acesso aberto da ESS. Especificamente, os textos publicados nesta revista estão sujeitos a uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0): A ESS é uma revista de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou criar links para o texto completo dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia da editora ou do autor; sempre certificando-se de citar o autor. O uso comercial não é permitido. A ESS exige que os autores aceitem o Aviso de Direitos Autorais como parte do processo de submissão. Os autores retêm todos os direitos.
A licença completa pode ser encontrada em https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
Atribuição — Não-Comercial (CC BY-NC 4.0)
Esta revista não cobra dos autores pela submissão ou processamento dos artigos. Os autores das contribuições receberão um aviso de recebimento de que o trabalho chegou à equipe editorial da Revista.