Democratização no ensino superior brasileiro: um debate em aberto
Resumo
O artigo procura discutir propostas decoloniais para o ensino superior brasileiro por meio de uma pesquisa documental, com uso da técnica metodológica de análise de conteúdo (Bardin, 1977) nos documentos finais – Declaração Final e Plano de Ações CRES 2018/2028 - da III Conferência Regional de Educação Superior na América Latina e no Caribe (2018). Foi elencado nos referidos documentos, as categorias analíticas diversidade e interculturalidade, realçando a relevância das políticas educativas nelas alicerçadas para a concretização de um projeto de ensino superior democrático no Brasil marcado pelas relações raciais equânimes. Com isso foi possível identificar que ao tratar de diversidade e interculturalidade os documentos apontam para uma proposta decolonial. Sendo assim, conclui-se que a democratização do ensino superior constitui um debate em aberto e que a diversidade e interculturalidade são paradigmas políticos indispensáveis que devem estar articulados com um projeto decolonial para o avanço das políticas de democratização em curso desde o início do século XXI, em outras palavras, democratizar é descolonizar.
Direitos de Autor (c) 2022 Revista Educação Superior e Sociedade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais permitem a proteção do material original e restringem o uso do trabalho de terceiros sem permissão. A UNESCO IESALC adere às licenças Creative Commons na publicação de acesso aberto da ESS. Especificamente, os textos publicados nesta revista estão sujeitos a uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0): Eles podem ser copiados, distribuídos e divulgados desde que o autor, a revista (Revista Educación Superior y Sociedad) e a instituição editora sejam citados. O uso comercial não é permitido. A licença completa pode ser encontrada em https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ A ESS exige que os autores aceitem o Aviso de Direitos Autorais como parte do processo de submissão. Os autores retêm todos os direitos.
Atribuição — Não-Comercial (CC BY-NC 4.0)
Esta revista não cobra dos autores pela submissão ou processamento dos artigos. Os autores das contribuições receberão um aviso de recebimento de que o trabalho chegou à equipe editorial da Revista.