Inclusão e aumento das desigualdades. Alguns impactos do COVID-19
Resumo
O artigo aborda um problema geral: em pleno século XXI, a massificação do ensino superior, muito elevada, atenua e simultaneamente reproduz as desigualdades sociais ao nível educacional? Para este fim, o estudo realiza uma revisão atualizada da literatura especializada. Neste sentido, um objetivo crucial é identificar e analisar alguns consensos e controvérsias centrais sobre o assunto. Além disso, o trabalho prioriza a proposição de diversas hipóteses conceituais: o peso da classe ou posição social como marcador crítico da desigualdade no ciclo; e a inclusão no acesso pensado como incorporação de classes menos favorecidas, proposições discutidas na literatura. Da mesma forma, o artigo sintetiza evidências sobre essa notável expansão das matrículas e retorna a um problema nevrálgico: aumentou a participação relativa das classes menos favorecidas? Finalmente, o trabalho inicia um exame preliminar de uma questão crítica: os efeitos da pandemia de COVID-19 no agravamento das desigualdades no setor. Uma conclusão central é que no século XXI uma tendência internacional paradoxal se fortaleceu: a democratização do acesso com o aumento das desigualdades sociais (especialmente a estratificação e abandono institucional). Um percurso que mais tarde se sobrepôs à pandemia, com impactos ainda mais adversos, ainda pouco investigados.
Direitos de Autor (c) 2022 Revista Educação Superior e Sociedade

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais permitem a proteção do material original e impedem o uso do trabalho de outras pessoas sem permissão. O IESALC da UNESCO adere às licenças Creative Commons na publicação de acesso aberto da ESS. Especificamente, os textos publicados nesta revista estão sujeitos a uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0): A ESS é uma revista de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou criar links para o texto completo dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia da editora ou do autor; sempre certificando-se de citar o autor. O uso comercial não é permitido. A ESS exige que os autores aceitem o Aviso de Direitos Autorais como parte do processo de submissão. Os autores retêm todos os direitos.
A licença completa pode ser encontrada em https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
Atribuição — Não-Comercial (CC BY-NC 4.0)
Esta revista não cobra dos autores pela submissão ou processamento dos artigos. Os autores das contribuições receberão um aviso de recebimento de que o trabalho chegou à equipe editorial da Revista.