Inclusão e aumento das desigualdades. Alguns impactos do COVID-19

  • Ana María Ezcurra Universidad Nacional de Tres de Febrero (UNTREF), Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina.
Palavras-chave: Ensino Superior; classe social; inclusão; democratização no acesso; desigualdade ascendente

Resumo

O artigo aborda um problema geral: em pleno século XXI, a massificação do ensino superior, muito elevada, atenua e simultaneamente reproduz as desigualdades sociais ao nível educacional? Para este fim, o estudo realiza uma revisão atualizada da literatura especializada. Neste sentido, um objetivo crucial é identificar e analisar alguns consensos e controvérsias centrais sobre o assunto. Além disso, o trabalho prioriza a proposição de diversas hipóteses conceituais: o peso da classe ou posição social como marcador crítico da desigualdade no ciclo; e a inclusão no acesso pensado como incorporação de classes menos favorecidas, proposições discutidas na literatura. Da mesma forma, o artigo sintetiza evidências sobre essa notável expansão das matrículas e retorna a um problema nevrálgico: aumentou a participação relativa das classes menos favorecidas? Finalmente, o trabalho inicia um exame preliminar de uma questão crítica: os efeitos da pandemia de COVID-19 no agravamento das desigualdades no setor. Uma conclusão central é que no século XXI uma tendência internacional paradoxal se fortaleceu: a democratização do acesso com o aumento das desigualdades sociais (especialmente a estratificação e abandono institucional). Um percurso que mais tarde se sobrepôs à pandemia, com impactos ainda mais adversos, ainda pouco investigados.

Biografia Autor

Ana María Ezcurra, Universidad Nacional de Tres de Febrero (UNTREF), Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina.

Ana María Ezcurra es psicóloga y doctora en Ciencias Políticas y Sociales (Estudios Latinoamericanos). Es experta en estudios sobre la universidad, y en particular en desigualdad en educación superior. También se especializa en relaciones internacionales, y sobre todo en estrategia de seguridad y política exterior de Estados Unidos. Es autora de numerosos libros publicados en México, Buenos Aires, Nueva York, Madrid, Ginebra, París, entre otros, así como de múltiples artículos.

 
Publicado
2022-12-20
Como Citar
Ezcurra, A. M. (2022). Inclusão e aumento das desigualdades. Alguns impactos do COVID-19. Educação Superior E Sociedade, 34(2), 224-257. https://doi.org/10.54674/ess.v34i2.617