Qualidade da docência: Resiliência e compromisso nas histórias e contextos de docentes universitários experientes
Resumo
Os estudos sobre a docência como profissão e tem abordado diferentes aspectos que envolvem dimensões pessoais, culturais, econômicas e pedagógicas. Um dos mais divulgados é de Huberman (1995) que analisa o percurso profissional docente a partir de ciclos profissionais de carreira. Day e Gu (2013) discutem os achados de Hubermann, a partir de suas próprias investigações, afirmando que o transcurso da vida profissional dos professores nem sempre é linear e diferentes docentes manifestam necessidades e inquietudes similares, independentemente do tempo de carreira. Essa investigação tomou como objeto a trajetória de docentes com larga experiência na profissão e reconhecida capacidade intelectual que evidencia a qualidade da docência. Nos interessou compreender como foram eles constroem seus saberes que os tornaram referências em suas áreas de conhecimento. Convidamos professores de duas áreas científicas: Geociências e a Educação. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas e analisados sob a inspiração da Análise de Conteúdo. Seus discursos foram interpretados a partir de Crosswell (2006, apud Day e GU, p. 153) em torno do que o autor chama de compromissos. Os depoimentos reforçaram que a resiliência na profissão e o bem-estar pode estar na dependência das condições de trabalho e nas condições subjetivas dos sujeitos. A satisfatória combinação entre as políticas externas e o ambiente institucional favorecem o pleno potencial dos professores. Mas a dimensão da paixão pelo ofício, o amor pelo campo de conhecimento de seu fazer e o gosto de estar com os estudantes se instituem como a base do bem-estar na profissão.
Referências
Álvarez, Z., Porta, L., y Sarasa, M.C. (2010). Itinerarios de la buena docencia a partir de los relatos biográficos docentes. Profesorado. Revista de curriculum y formación del profesorado. Vol.14. Núm. 3, pp.1- 8.
Arévalo Vera, A. (2006). El sentido de la enseñanza de la filosofía en la educación secundaria. Un estudio de caso. [Tesis de Doctorado, Universidad de Barcelona, Barcelona]. https://dialnet.unirioja.es/servlet/tesis?codigo=131902
Bain, K. (2007). Lo que hacen los mejores profesores universitarios. Ed. Universitat de Valencia.
Bolivar, A; Domingo J.; Fernandéz, M. (2001). La investigación biográfico-narrativa en educación. Enfoque y metodología. La Muralla.
Castells, M. (1999). O poder da Identidade. Paz e Terra.
Conelli, F. M., Clandinin, D. Jean. (1988). Teachers as curriculum planners: narratives of experience. Teachers College Press.
Conelli, F. M., Clandinin, D. Jean. (1990). Stories of experience and narrative inquiry. Pensilvany State University. Educational Researcher, N.º 19. (June-July), 2-14.
Contreras, J.; Pérez de Lara, N. (2010). Investigar la experiência educativa. Morata.
Correia, J. A. (1997). Formação e trabalho: contributos para uma transformação dos modos de os pensar na sua articulação. In: Canário, R. (org.) Formação e situações de trabalho. Porto Editora, pp.7-13.
Crosswell, L. (2006). Understanding teacher commitment in times of change. [Tese de doutorado. Quennslanda University of Tecnology. Brisbane: Austrália].
Day, Ch. (2018). Pasión por enseñar. La identidad personal y profesional del docente y sus valores. Narcea Ediciones.
Day, Ch., Gu, Q. (2013). Professores: vidas novas, verdades antigas. Narcea Ediciones.
Eisner, E. W. (1998). El ojo ilustrado. Indagación cualitativa y mejora de la prática educativa. Paidós.
Flores, G.; Yedaide, M. M.; Porta, L. (2013). Grandes Maestros: intimidad entre la educación y la vida. Pasión por enseñar en el aula universitaria. Revista de Educación. Año 4. N.º 5, pp.173-188.
Goodson, I. (2003). Hacia un desarrollo de las historias personales y profesionales de los docentes. In: Revista Mexicana de Investigación Educativa. Conselho Mexicano de Investigação Educativa. N.º 19. setembre/novembre.
Dubar, C. (1997). Formação, trabalho e identidades profissionais. In: Canário, R. (org.). Formação e situações de trabalho. Porto Editora, pp.43- 52.
Hargreaves, A. (2004). O ensino na sociedade do conhecimento: a educação na era da insegurança. ArtMed.
Hubermann, M. (1992). O ciclo de vida profissional de professores . In: Nóvoa, A. (org.) Vidas de professores. Porto Editoras. Pp.31-61.
Litwin, E. (1997). Las configuraciones didácticas. Paidós.
Osório Marques, M. (1992). A Formação do profissional professor. Editora Unijuí.
Sennet, R. (2021). O artifice. Ed. Record. 10ª ed.
Sergiovanni, T. (1992). Factors wich affect satisfaction and dissatisfaction of teachers. Journal of education administration, n.º 5, pp. 66-81.
Sousa Santos, B. de. (2000). A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. Cortez Editora.
Vieira, F. (2013). O professor como arquiteto da pedagogia universitária. In: Revista Teias. UERJ. Volume 14, N.º 33, pp: 138-156.
Direitos de Autor (c) 2022 Revista Educação Superior e Sociedade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais permitem a proteção do material original e restringem o uso do trabalho de terceiros sem permissão. A UNESCO IESALC adere às licenças Creative Commons na publicação de acesso aberto da ESS. Especificamente, os textos publicados nesta revista estão sujeitos a uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0): Eles podem ser copiados, distribuídos e divulgados desde que o autor, a revista (Revista Educación Superior y Sociedad) e a instituição editora sejam citados. O uso comercial não é permitido. A licença completa pode ser encontrada em https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ A ESS exige que os autores aceitem o Aviso de Direitos Autorais como parte do processo de submissão. Os autores retêm todos os direitos.
Atribuição — Não-Comercial (CC BY-NC 4.0)
Esta revista não cobra dos autores pela submissão ou processamento dos artigos. Os autores das contribuições receberão um aviso de recebimento de que o trabalho chegou à equipe editorial da Revista.