A implementação de iniciativas tecnológicas nas universidades argentinas frente a COVID-19

Palavras-chave: Universidade; Implementação; Tecnologia; Território; Políticas Públicas.

Resumo

A emergência sanitária determinada pela COVID-19 destacou tanto as desigualdades sociais estruturais quanto a capacidade de resposta das universidades na Argentina. Do ponto de vista do território, o artigo descreve e analisa como a universidade responde aos desafios impostos pelo seu entorno, tomando como objeto empírico iniciativas recentes de vinculação científica e transferência de tecnologia. Para fazer a abordagem, uma amostra intencional foi selecionada e uma análise descritiva foi aplicada, que integra fontes primárias e secundárias. Conclui-se que, em um contexto de múltiplas restrições, as universidades tendem a apoiar atividades de inovação e transferência de tecnologia que possam favorecer a comunidade. Mas o grau de institucionalização é variável e está intimamente associado às capacidades e ao uso do capital espacial das instituições analisadas.

Biografia Autor

Giselle González, Universidad Nacional de La Plata (UNLP) y Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET).

Doctora, Magister y Especialista en Educación por la Universidad de San Andrés. Licenciada en Ciencia Política por la Universidad de Buenos Aires. Se desempeña como docente-investigadora en el Instituto de Investigaciones en Humanidades y Ciencias Sociales (IdIHCS) de la Universidad Nacional de la Plata y en el Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET).

Correo electrónico: gonzalezgiselleu@gmail.com

Publicado
2021-11-15
Como Citar
González, G. (2021). A implementação de iniciativas tecnológicas nas universidades argentinas frente a COVID-19. Educação Superior E Sociedade, 33(2), 124-155. https://doi.org/10.54674/ess.v33i2.445