A internacionalização do ensino superior no oeste de Santa Catarina: a experiência de um colégio comunitário
Resumo
Este texto emerge de um projeto macro de pesquisa desenvolvido pelo Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas de Educação Superior – GIEPES UNICAMP, que investiga a internacionalização da educação superior no território ibero-americano. Nesta investigação participam vinte e duas (22) universidades de nove (09) países, sendo uma delas, a Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), instituição caracterizada no modelo comunitário, de natureza pública de direito privado, situada no oeste catarinense. O objetivo deste artigo consistiu em analisar como a Unoesc desenvolve seus processos de mobilidade acadêmica na graduação e pós graduação, entre seus docentes, discentes e técnicos administrativos. A metodologia científica utilizada nesta investigação foi a histórico-crítica, tendo como base a Pedagogia Histórico-Crítica, desenvolvida por Saviani (2013), e que tem como um dos pilares mestres o materialismo histórico dialético. O instrumento de categorização foi análise de conteúdo de Bardin (2016). Como resultados, evidenciou-se que para a Unoesc a mobilidade acadêmica ainda é uma das maiores frentes de internacionalização. Vale a pena ressaltar que a internacionalização ainda é o caminho para a consolidação da pesquisa, do ensino e da extensão, visando não perder seu espaço frente ao mercado competitivo. Além disto, possui um órgão específico, desde 2010, para tratar dos assuntos voltados à mobilidade acadêmica, demonstrando que há 11 anos esta Instituição de Educação Superior está preocupada em ter frentes de internacionalização para além do mercado capitalista.
Direitos de Autor (c) 2021 Silmara Terezinha Freitas, Maria de Lourdes Pinto de Almeida, Diego Palmeira Rodrigues, Karla Pezavento

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais permitem a proteção do material original e impedem o uso do trabalho de outras pessoas sem permissão. O IESALC da UNESCO adere às licenças Creative Commons na publicação de acesso aberto da ESS. Especificamente, os textos publicados nesta revista estão sujeitos a uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0): A ESS é uma revista de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou criar links para o texto completo dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia da editora ou do autor; sempre certificando-se de citar o autor. O uso comercial não é permitido. A ESS exige que os autores aceitem o Aviso de Direitos Autorais como parte do processo de submissão. Os autores retêm todos os direitos.
A licença completa pode ser encontrada em https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
Atribuição — Não-Comercial (CC BY-NC 4.0)
Esta revista não cobra dos autores pela submissão ou processamento dos artigos. Os autores das contribuições receberão um aviso de recebimento de que o trabalho chegou à equipe editorial da Revista.