Políticas de produção de conhecimento na educação universitária

Palavras-chave: Políticas Universitárias; Produção de Conhecimento; Ensino Superior.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma primeira exploração das políticas de produção de conhecimento promovidas pela Udelar no campo da educação superior, em particular, do ensino universitário. O foco de estudo está constituído pelas políticas centrais e descentralizadas de formação de recursos humanos altamente qualificados (dissertações de mestrado e teses de doutorado em ensino superior), e pelas políticas centrais de estímulo à pesquisa em ensino universitário (chamadas institucionais para projetos). A análise surge de um amplo quadro conceitual relacionado ao estudo da educação superior, aos processos de institucionalização das disciplinas e ao papel da pós-graduação. Uma primeira abordagem comparativa dos principais instrumentos de política aplicados durante os anos 2010-2019 em diferentes dimensões e categorias de análise é apresentada. Mesmo com um desenvolvimento tardio, as políticas institucionais apresentam resultados de pesquisa significativos, principalmente orientados para a construção do campo da pedagogia universitária, com uma abordagem diversificada em temáticas, origem disciplinar e afiliação institucional dos pesquisadores. A construção de uma multiestratégia de instrumentos políticos centrais tem permitido enriquecer e maximizar a produção de conhecimento no ensino superior, possibilitando o surgimento de um processo de disciplinarização do campo.

Biografias Autor

Mercedes Collazo Siqués, Universidad de la República (UDELAR), Uruguay

Doctora en Ciencias de la Educación, Máster en Ciencias de la Educación, Licenciada en Filosofía y Ciencias de la Educación. Coordinadora de la Unidad Académica del Prorrectorado de Enseñanza de la Universidad de la República, Uruguay.

Correo electrónico: mercedescollazo50@gmail.com

Carolina Cabrera, Universidad de la República (UDELAR), Uruguay

Doctora en Ciencias de la Educación, Magister en Enseñanza Universitaria, Magister en Ciencias, Licenciada en Ciencias Biológicas. Profesora Adjunta de la Unidad Académica del Prorrectorado de Enseñanza de la Universidad de la República, Uruguay.

Sylvia De Bellis, Universidad de la República (UDELAR), Uruguay

Diploma Superior en Ciencias Sociales, Licenciada en Ciencias de la Educación. Asistente de la Unidad Académica del Prorrectorado de Enseñanza de la Universidad de la República, Uruguay.

Virginia Fachinetti Lembo, Universidad de la República (UDELAR), Uruguay

Doctoranda en Educación, Magister en Psicología y Educación, Licenciada en Psicología. Asistente de la Unidad Académica del Prorrectorado de Enseñanza de la Universidad de la República, Uruguay.

Publicado
2021-11-15
Como Citar
Collazo Siqués, M., Cabrera, C., De Bellis, S., & Fachinetti Lembo, V. (2021). Políticas de produção de conhecimento na educação universitária. Educação Superior E Sociedade, 33(2), 793-823. https://doi.org/10.54674/ess.v33i2.340