Diferenças de gênero na governança universitária e na carreira docente no Peru

Palavras-chave: Ensino Superior; Universidades; Igualdade de Gênero; Governança Universitária; Políticas de Equidade

Resumo

: Este artigo explora as diferenças de gênero na governança universitária, analisando evidências sobre a distribuição de cargos por sexo, tanto na alta administração e liderança acadêmica nas universidades peruanas, como também no corpo docente. Mostra-se que há pouca participação das mulheres nos órgãos de governo das universidades, informação que é analisada de acordo com o tipo de universidade e o campo de conhecimento do corpo docente acadêmico. Da mesma forma, uma reconstrução da hierarquia de ensino é realizada, mostrando que há uma presença limitada de mulheres em cargos de ensino superior com dedicação exclusiva na universidade, o que impediria a eventual eleição como representantes para a reitoria. Considerando que as mulheres são um grupo quantitativamente minoritário nas universidades peruanas, o estudo procura fornecer evidências que possam ser utilizadas para promover políticas de igualdade de gênero. Em particular, aquelas que incentivam uma maior presença das mulheres na carreira docente em cargos importantes e que possam facilitar que as novas gerações de estudantes mulheres contem com liderança, administração e orientação acadêmica dentro das universidades.

Biografias Autor

Carmela Chávez Irigoyen, Pontificia Universidad Católica del Perú (PUCP), Perú

Doctora en sociología por la Pontificia Universidad Católica del Perú y especialista en sistemas educativos extranjeros de la Superintendencia Nacional de Educación Superior Universitaria – SUNEDU. Es miembro de la Sociedad de Investigación Educativa Peruana (SIEP) y docente universitaria.

Esteban Penelas Ronso Merino, Universidad de Piura (UDEP), Perú

Bachiller en Economía otorgado por la Universidad de Piura (Perú), que trabajó como asistente de investigación en la misma universidad, y como analista en el Ministerio de Educación. Actualmente, se desempeña como analista en la Superintendencia Nacional de Educación Superior Universitaria (SUNEDU).

Publicado
2021-11-15
Como Citar
Chávez Irigoyen, C., & Penelas Ronso Merino, E. (2021). Diferenças de gênero na governança universitária e na carreira docente no Peru. Educação Superior E Sociedade, 33(2), 738-766. https://doi.org/10.54674/ess.v33i2.346