Agenda 2030 e Desenvolvimento Sustentável: avanços e desafios da Educação Superior no Brasil

Palavras-chave: Agenda 2030; Educação Superior Brasileira; Inclusão; Diversidade; Políticas de Ação Afirmativa.

Resumo

Este artigo analisa indicadores da Educação Superior (ES) do Brasil, um dos países mais desiguais do mundo, em sua possibilidade de contribuir com a Agenda 2030. A análise, de cunho bibliográfico e documental, considera a expansão de matrículas focando: o acesso da população baixa renda; a diversidade racial; e o acesso do estudante com deficiência. Os dados mostram que, apesar do crescimento do setor privado-mercantil, políticas de ação afirmativa (PAA) geraram avanços significativos, revelando a importância de diretrizes ODS para manutenção e aperfeiçoamento de políticas públicas de ES voltadas à inclusão e redução da desigualdade. 

Biografias Autor

Meneghel, SM., Universidade Regional de Blumenau (FURB), Brasil

Mestrado e Doutorado em Educação pela UNICAMP, Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURB. Colaborou na criação e implantação da UNILA e da UNILAB, e na coordenação dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior do INEP/MEC.

E-mail: stmeneg@terra.com.br 

Filisbino, F., Universidade Regional de Blumenau (FURB), Brasil

Mestrando em Educação pela FURB. Licenciado em Filosofia pela Unisul. Professor de Filosofia da rede estadual de Santa Catarina.

E-mail: fabricio.fili@gmail.com  

 

Argôllo, AC., Universidade Regional de Blumenau (FURB), Brasil

Mestranda em Educação pela FURB. Especialista em Direito Material e Processual do Trabalho. Coordenadora do Curso de Direito da Faculdade de Ilhéus.

Correo electrónico: cristinaadry@gmail.com

Publicado
2021-11-15
Como Citar
Meneghel, S. M., Filisbino, F., & Argôllo, A. C. A. M. de. (2021). Agenda 2030 e Desenvolvimento Sustentável: avanços e desafios da Educação Superior no Brasil. Revista Educação Superior E Sociedade, 33(2), 686-712. https://doi.org/10.54674/ess.v33i2.303