Uma breve história da fundação de uma universidade emblemática na floresta tropical do Equador e uma abordagem inovadora para o desenho e planejamento de programas curriculares acadêmicos para a América Latina
Resumo
O papel periférico do ensino superior na América Latina leva à dependência tecnológica, ao fraco crescimento econômico e à desigualdade social. No presente artigo, discutimos o contexto desafiador no qual o ensino superior na América Latina se desenvolveu e explicamos os motivos por trás da criação de uma universidade pública na floresta tropical do Equador. Instituições de ensino superior novas e reformadas na América Latina exigem abordagens inovadoras para projetar cursos acadêmicos e implementar novos paradigmas educacionais. Nesse contexto histórico e social, propomos um método quantitativo e não ortodoxo para analisar a estrutura dos currículos dos cursos;. Essa abordagem mostra a necessidade de planejamento acadêmico estratégico e de políticas públicas informadas. A variação inerente na grade curricular entre as universidades pode ser sistematizada em uma matriz de presença e ausência, com matérias e programas acadêmicos com colunas e linhas. Ao representar os padrões de variação da grade curricular entre as universidades no espaço proporcionado pelos eixos canônicos, novas perspectivas surgem para o desenvolvimento de discussões adicionais que levem a cursos acadêmicos ótimos e inovadores. Os métodos aqui apresentados podem ser estendidos ao estudo de como as disciplinas acadêmicas, os campos de estudo e as abordagens conceituais para o desenho dos currículos dos programas variam e são estruturados em diferentes contextos socioculturais.
Direitos de Autor (c) 2021 Revista Educação Superior e Sociedade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais permitem a proteção do material original e restringem o uso do trabalho de terceiros sem permissão. A UNESCO IESALC adere às licenças Creative Commons na publicação de acesso aberto da ESS. Especificamente, os textos publicados nesta revista estão sujeitos a uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0): Eles podem ser copiados, distribuídos e divulgados desde que o autor, a revista (Revista Educación Superior y Sociedad) e a instituição editora sejam citados. O uso comercial não é permitido. A licença completa pode ser encontrada em https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ A ESS exige que os autores aceitem o Aviso de Direitos Autorais como parte do processo de submissão. Os autores retêm todos os direitos.
Atribuição — Não-Comercial (CC BY-NC 4.0)
Esta revista não cobra dos autores pela submissão ou processamento dos artigos. Os autores das contribuições receberão um aviso de recebimento de que o trabalho chegou à equipe editorial da Revista.