Percepções dos professores universitários em relação à mudança da modalidade presencial para a modalidade remota pela Covid-19: comparação entre professores presenciais e virtuais

Palavras-chave: Percepções; Professor Universitário; Tecnologia para a Educação; TIC; TIC para a Educação.

Resumo

O trabalho validou instrumento para investigar as percepções dos professores universitários em oito categorias, a saber: a) acesso e conectividade; b) conhecimento de plataformas e tecnologias; c) hábitos e espaços de trabalho; d) preparação das aulas; e) participação e motivação dos alunos; f) desenvolvimento das aulas; g) dificuldade e disposição dos professores à mudança; e h) processos de comunicação entre professores e gerentes. O estudo confirma uma idéia generalizada de que professores virtuais estão melhor preparados do que professores presenciais para enfrentar o mundo virtual porque eles já o estavam fazendo antes da pandemia. Os resultados também revelam que os problemas compartilhados pelos professores presenciais e virtuais estão relacionados com situações que se pensava não ocorriam na educação virtual; por exemplo, as dificuldades dos alunos com o acesso à Internet e a necessidade de continuar fortalecendo a preparação deles no uso da tecnologia. A desmotivação do estudante é um elemento importante a ser revisto, especialmente naqueles resultados que se referem aos estudantes cadastrados em programas virtuais, uma vez que é assumido que o trabalho virtual é comum para eles, o que pode ser um indicador associado ao isolamento experimentado durante o confinamento.

Biografias Autor

John Jairo Briceño-Martínez, Universidad Antonio Nariño (UAN), Colombia

Doutor em Educação pela Universidade de Granada (Espanha). Atualmente é Reitor da Faculdade de Educação e Diretor do Mestrado em Educação da Universidade Antonio Nariño (UAN). Ele também é assessor da Câmara de Educação do Ministério da Educação da Colômbia. Dirigiu inúmeras dissertações de mestrado em educação e é autor de diversos artigos científicos na área da educação, que se relacionaram com a formação de professores do ensino superior.

Martha Patricia Castellanos Saavedra, Fundación Universitaria del Área Andina (AREANDINA), Colombia

Ela é economista com mestrado em Gestão de Telecomunicações e especialização em Gestão de Projetos. Atualmente Vice-Reitor Acadêmico Nacional da Fundação Universitária da Área Andina com mais de 18 anos de experiência profissional como diretor, assessor e consultor de importantes projetos estratégicos e políticos que promovam o desenvolvimento socioeconômico da Colômbia a partir do fortalecimento da educação e tecnologias da informação e comunicações, com uma gestão transparente.

Publicado
2021-11-15
Como Citar
Briceño-Martínez, J. J., & Castellanos Saavedra, M. P. (2021). Percepções dos professores universitários em relação à mudança da modalidade presencial para a modalidade remota pela Covid-19: comparação entre professores presenciais e virtuais. Educação Superior E Sociedade, 33(2), 351-376. https://doi.org/10.54674/ess.v33i2.455