Avaliação da educação superior e internacionalização de políticas públicas
Resumo
Este trabalho apresenta como objetivo compreender a constituição de políticas de avaliação da Educação Superior buscando observar similaridades e diferenças nos sistemas de avaliação brasileiro, argentino e português. Como questões provocadoras, pergunta-se: as características de políticas públicas de avaliação podem ser consideradas como um fenômeno de internacionalização? Os distintos sistemas de avaliação da Educação Superior têm similaridades ou diferenças significativas? Como fundamento metodológico utilizou-se a Educação Comparada como ferramenta para observar as semelhanças e diferenças (Manzon, 2015), realizando-se um estudo documental e bibliográfico (Gil, 2011). Constatou-se que as políticas de avaliação ocorrem em tempos e com traços semelhantes nos três países, que se tornam um fenômeno internacionalizado a partir da influência de organismos multilaterais, um dos fatores que gera políticas educacionais globalizadas, que vão se delineando ou adquirindo traços próprios em cada contexto compreendendo cada contexto regional e nacional como único.
Direitos de Autor (c) 2021 Revista Educação Superior e Sociedade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais permitem a proteção do material original e restringem o uso do trabalho de terceiros sem permissão. A UNESCO IESALC adere às licenças Creative Commons na publicação de acesso aberto da ESS. Especificamente, os textos publicados nesta revista estão sujeitos a uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0): Eles podem ser copiados, distribuídos e divulgados desde que o autor, a revista (Revista Educación Superior y Sociedad) e a instituição editora sejam citados. O uso comercial não é permitido. A licença completa pode ser encontrada em https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ A ESS exige que os autores aceitem o Aviso de Direitos Autorais como parte do processo de submissão. Os autores retêm todos os direitos.
Atribuição — Não-Comercial (CC BY-NC 4.0)
Esta revista não cobra dos autores pela submissão ou processamento dos artigos. Os autores das contribuições receberão um aviso de recebimento de que o trabalho chegou à equipe editorial da Revista.