Educar na diversidade: Desafios da Educação Superior para o ensino da língua garífuna em Honduras
Resumo
Este artigo visa analisar criticamente o papel do Ensino Superior nas Honduras como coprodutor de conhecimento e um elemento fundamental para garantir uma educação de qualidade do povo Garífuna nas Honduras. O Ensino Superior como gerador e emissor de conhecimento é um ponto chave para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Deve, portanto, poder adaptar-se a diversos contextos com particularidades linguísticas e culturais. Pretende-se estudar como, a partir da investigação, oferta académica e formação de professores, dirigida a uma população linguística e culturalmente diversificada, podem ser criadas as condições para uma educação de qualidade inclusiva, como indica o ODS4. O povo Garífuna nas Honduras é abordado como uma população com características sociolinguísticas particulares que requerem políticas multidisciplinares específicas e reformas pedagógicas. Proposta metodologicamente, a revisão da literatura analítica e aprofundada das políticas e estratégias implementadas ao nível do IES nas Honduras relacionadas com a formação de professores, a oferta de formação e a investigação científica; orientada para a população e para a língua Garífuna nas Honduras, analisando criticamente o seu impacto nos indicadores de medição da qualidade educativa desta população.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais permitem a proteção do material original e restringem o uso do trabalho de terceiros sem permissão. A UNESCO IESALC adere às licenças Creative Commons na publicação de acesso aberto da ESS. Especificamente, os textos publicados nesta revista estão sujeitos a uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0): Eles podem ser copiados, distribuídos e divulgados desde que o autor, a revista (Revista Educación Superior y Sociedad) e a instituição editora sejam citados. O uso comercial não é permitido. A licença completa pode ser encontrada em https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ A ESS exige que os autores aceitem o Aviso de Direitos Autorais como parte do processo de submissão. Os autores retêm todos os direitos.
Atribuição — Não-Comercial (CC BY-NC 4.0)
Esta revista não cobra dos autores pela submissão ou processamento dos artigos. Os autores das contribuições receberão um aviso de recebimento de que o trabalho chegou à equipe editorial da Revista.