Educar na diversidade: Desafios da Educação Superior para o ensino da língua garífuna em Honduras

Palavras-chave: Educação em Diversidade; Educação Superior; Lingua Garífuna; Honduras

Resumo

Este artigo visa analisar criticamente o papel do Ensino Superior nas Honduras como coprodutor de conhecimento e um elemento fundamental para garantir uma educação de qualidade do povo Garífuna nas Honduras. O Ensino Superior como gerador e emissor de conhecimento é um ponto chave para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Deve, portanto, poder adaptar-se a diversos contextos com particularidades linguísticas e culturais.  Pretende-se estudar como, a partir da investigação, oferta académica e formação de professores, dirigida a uma população linguística e culturalmente diversificada, podem ser criadas as condições para uma educação de qualidade inclusiva, como indica o ODS4. O povo Garífuna nas Honduras é abordado como uma população com características sociolinguísticas particulares que requerem políticas multidisciplinares específicas e reformas pedagógicas. Proposta metodologicamente, a revisão da literatura analítica e aprofundada das políticas e estratégias implementadas ao nível do IES nas Honduras relacionadas com a formação de professores, a oferta de formação e a investigação científica; orientada para a população e para a língua Garífuna nas Honduras, analisando criticamente o seu impacto nos indicadores de medição da qualidade educativa desta população.

Biografias Autor

Randolfo Garcia Sandoval, Universidade de Padua

Randolfo García Sandoval, Garífuna, negro, hondurenho indígena garífuna, atualmente mestre em Culturas, Educação e Sociedades Globais LM em sociologia e investigação social.  Participei ativamente no trabalho social, direitos humanos, desenvolvimento local, investigação em Portugal, Itália, Honduras e América Latina,  temas de interesse, são propostas alternativas para o mundo. : Educação, Democracia, Língua Indígena, Direitos Humanos, com uma abordagem anticolonial e descolonial, abordagem e Estudos das Caraíbas, considerando as crianças, adolescentes e jovens como protagonistas do processo de investigação

Cesar Andoni Vargas Sabio, Universidad Nacional Autonoma de Honduras

Finalizo sus estudios de pregrado como profesor para la enseñanza de las ingles, en el grado de licenciatura de la Universidad Pedagógica Nacional Francisco Morazán, San Pedro Sula. Ha laborado como docente por más de 10 años en la educación básica y media, fue coordinador de educación intercultural bilingüe, ha participado como profesor en cursos básicos de lengua garífuna. En la actualidad es formador de formadores. Actualmente es maestramente en Didáctica de Lenguas en la Universidad Autónoma de Honduras.  A partir de esta experiencia, su interés primordial es la investigación de la lengua garífuna y en espacial la didáctica de la lengua.

Georgina Ruiz, Universidad Nacional Autonoma de Honduras

Egresada del Profesorado en enseñanza del español en grado de Licenciatura, de la Universidad Pedagógica Nacional Francisco Morazán (UPNFM), Campus del Centro Universitario Regional de La Ceiba (CURCEI), en La Ceiba, Atlántida, actualmente cursa la Maestría en Didáctica de Lenguas y Culturas en la Universidad Nacional Autónoma de Honduras (UNAH) Ciudad Universitaria (CU), Tegucigalpa M.D.C. Su experiencia, ha sido como docente de educación media, voluntariado y tutora como de la enseñanza de la asignatura de español como lengua materna.

Publicado
2020-12-21
Como Citar
Fernandez Norales, J., Garcia Sandoval, R., Vargas Sabio, C. A., & Ruiz, G. (2020). Educar na diversidade: Desafios da Educação Superior para o ensino da língua garífuna em Honduras. Educação Superior E Sociedade, 32(2), 134-165. https://doi.org/10.54674/ess.v32i2.322