Estudos sócio-técnicos das ciências da informação na América do Sul a partir da perspectiva do conhecimento livre
Resumo
Aqui são apresentados os resultados parciais da pesquisa em curso: “Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias da Informação e da Comunicação para o Desenvolvimento Humano Sustentável Pluricultural da América do Sul”. 3 Como parte dos objetivos desta pesquisa foram realizados estudos-e sociais do campo do saber-fazer em Ciências da Informação, contidos nos catálogos regionais de Acesso Aberto Latindex, RedALeC e SciELO, que incluem revistas de países da América do Sul, América Central, Caribe e México. Foram selecionadas as 12 primeiras revistas (2 argentinas, 4 brasileiras, 1 colombiana, 1 peruana, 1 cubana e 3 de mexicanas, com um total de 2345 registros) inscritas em estilo de divulgação do conhecimento livre-aberto, que também foram de fácil acesso e descarga desde o começo da pesquisa, em 2002. A questão: quais são as características de publicações de Acesso Aberto nas Ciências da Informação Livre na América do Sul? é respondida explorando on-line a dimensão sócio-histórica do conhecimento livre e da sistematização de bases de dados artesanais, por meio de alguns indicadores bibliométricos das edições 2000-2010 das revistas supracitadas. Parte do trabalho foi destinada à realização de uma análise comparativa entre os processos das nações da América do Sul, do Caribe e do México, enriquecendo o conhecimento das semelhanças e diferenças entre nações da região afetadas por políticas socioeconômicas nacionais opostas ao conhecimento livre.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais permitem a proteção do material original e impedem o uso do trabalho de outras pessoas sem permissão. O IESALC da UNESCO adere às licenças Creative Commons na publicação de acesso aberto da ESS. Especificamente, os textos publicados nesta revista estão sujeitos a uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0): A ESS é uma revista de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou criar links para o texto completo dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia da editora ou do autor; sempre certificando-se de citar o autor. O uso comercial não é permitido. A ESS exige que os autores aceitem o Aviso de Direitos Autorais como parte do processo de submissão. Os autores retêm todos os direitos.
A licença completa pode ser encontrada em https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
Atribuição — Não-Comercial (CC BY-NC 4.0)
Esta revista não cobra dos autores pela submissão ou processamento dos artigos. Os autores das contribuições receberão um aviso de recebimento de que o trabalho chegou à equipe editorial da Revista.