Origens, consolidação, expansão e implicações do Acesso Aberto na América Latina e no Caribe
Resumo
Neste documento, foi feita uma síntese das idéias anteriores que tornaram possível a origem do Acesso Aberto (OA) e que permitiram sua consolidação e expansão, particularmente na América Latina e no Caribe. As principais declarações relacionadas à OA foram analisadas: a Iniciativa de Budapeste, as declarações de Bethesda e Berlim, o Compromisso de Tunis, o Comunicado Final da Política Científica e Tecnológica para a reunião da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico do Século XXI, e as declarações de Salvador e Mar del Plata. Foi feita uma sinopse de diferentes recursos que contribuem para o desenvolvimento da OA na região. Estas incluíam licenças Creative Commons, licenças de Documentação GNU, copyleft e algumas de suas implicações. Também foram consideradas as bibliotecas e repositórios eletrônicos mais difundidos na região: a Rede SciELO (Scientific Electronic Library Online), a Rede Latino-americana de Bibliotecas Virtuais de Ciências Sociais da América Latina e do Caribe do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais, entre outras; além disso, foi feita uma breve descrição quantitativa do crescimento da SciELO. Em seguida, foram discutidos os benefícios resultantes da aplicação da OA no Ensino Superior e suas limitações. Por outro lado, foi destacada a importância de extrapolar a OA para todos os conteúdos relacionados ao Ensino Superior. Finalmente, foi feita uma análise crítica da OA, considerando-a dentro da estrutura mais ampla da inclusão digital e enfatizando a apropriação social das tecnologias de informação e comunicação.
Direitos de Autor (c) 2012 Revista Educação Superior e Sociedade

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais permitem a proteção do material original e impedem o uso do trabalho de outras pessoas sem permissão. O IESALC da UNESCO adere às licenças Creative Commons na publicação de acesso aberto da ESS. Especificamente, os textos publicados nesta revista estão sujeitos a uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0): A ESS é uma revista de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou criar links para o texto completo dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia da editora ou do autor; sempre certificando-se de citar o autor. O uso comercial não é permitido. A ESS exige que os autores aceitem o Aviso de Direitos Autorais como parte do processo de submissão. Os autores retêm todos os direitos.
A licença completa pode ser encontrada em https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
Atribuição — Não-Comercial (CC BY-NC 4.0)
Esta revista não cobra dos autores pela submissão ou processamento dos artigos. Os autores das contribuições receberão um aviso de recebimento de que o trabalho chegou à equipe editorial da Revista.