Rumo a uma cultura de abertura: Conscientização e política de capacitação no ensino superior na América Latina

  • Nadia Paola Mireles Torres Universidad de Guadalajara (UdeG), Guadalajara, Jalisco, México
Palavras-chave: Recursos educacionais abertos, conscientização, políticas de acesso aberto, América Latina

Resumo

Na sociedade do conhecimento atual, as TIC oferecem a oportunidade de acessar e compartilhar conhecimento de formas sem precedentes. O mundo está testemunhando uma transformação em direção a uma cultura de abertura. As práticas de pesquisa, ensino e aprendizagem estão mudando para uma prática ubíqua, colaborativa e conectada. Esta nova cultura de abertura exige um novo papel para as instituições de ensino superior (IES) e todas as partes interessadas. O movimento de acesso aberto e os recursos educacionais abertos estão tendo um forte impacto na educação e representam uma alternativa para enfrentar os desafios da sociedade do conhecimento. Eles estão provando ser uma oportunidade para adotar práticas inovadoras de ensino e aprendizagem, para melhorar a aquisição de pensamento crítico e habilidades de aprendizagem, e para melhorar a comunicação da pesquisa. Eles apresentam uma oportunidade de se envolver com a educação como um verdadeiro bem social e público. Na América Latina, a participação tem sido muito menor e mais lenta. Neste artigo, analisamos o estado do movimento OA e as iniciativas OER dez anos após seu início. Revisamos alguns exemplos que marcam a próxima geração de acesso aberto. Finalmente, identificamos a necessidade de uma liderança mais ativa das partes interessadas e a necessidade de implementar políticas que apóiem a sustentabilidade da OA e da OER nesta região.

Biografia Autor

Nadia Paola Mireles Torres, Universidad de Guadalajara (UdeG), Guadalajara, Jalisco, México

Mtra. Nadia Paola Mireles Torres - Maestría en Tecnologías para el aprendizaje, por la Universidad de Guadalajara y Máster en E-learning, por la Universidad Oberta de Cataluña. Actualmente Responsable del área de Becas en la Coordinación General de Cooperación e Internacionalización, de la Universidad de Guadalajara. Anteriormente jefa de la Unidad De Autoaprendizaje de Idiomas en el Centro Universitario de Ciencias Económico Administrativas (CUCEA) de la UDG. Instructora en cursos de Gestión de la información en entornos virtuales. Coautora del Proyecto Generación de programas con calidad internacional e impulso a la movilidad académico estudiantil en el CUCEA., del Programa Integral de Fortalecimiento Institucional (PIFI). Docente de inglés y francés básico. Actualmente, es la directora general de la Plataforma Abierta de Innovación y Desarrollo de Jalisco (PLAi) que es un Organismo Público Descentralizado sectorizado a la Secretaría de Innovación, Ciencia y Tecnología del Gobierno de Jalisco, México. (https://plai.mx/)

 

Publicado
2012-06-20
Como Citar
Mireles Torres, N. P. (2012). Rumo a uma cultura de abertura: Conscientização e política de capacitação no ensino superior na América Latina. Revista Educação Superior E Sociedade, 16(2). https://doi.org/10.54674/ess.v16i2.664