Proposta didática em educação matemática para alunos com deficiência no nível superior

Palavras-chave: Educação inclusiva, ensino superior, educação matemática, pessoas com deficiência

Resumo

No sistema educacional mexicano existem regras, leis e regulamentos que favorecem a inclusão educacional. A atenção aos alunos com deficiência apresenta várias barreiras à aprendizagem e à participação que limitam o exercício de seu direito a receber uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, situação que apresenta desafios particulares no nível superior. Um elemento-chave presente nesse processo é o professor e sua percepção de não ter preparo ou apoio suficiente para atender às necessidades dessa população estudantil. O problema se acentua quando se trata do manejo de conteúdos complexos e abstratos, como os existentes na matemática e assuntos afins. Este artigo apresenta um estudo qualitativo exploratório e descritivo com foco em modelos de inclusão educacional para desenvolver uma proposta de atenção aos alunos com deficiência para sujeitos da área de formação quantitativa em nível superior. A proposta fornece aos professores sugestões de intervenção com o objetivo de subsidiar sua prática docente para reduzir ou eliminar as barreiras à aprendizagem e à participação presentes no contexto educacional dos alunos com deficiência. Da mesma forma, sugere-se o desenvolvimento de instrumentos de medida que forneçam informações sobre a eficácia de sua implementação. Destaca-se a importância do acompanhamento das intervenções realizadas, bem como a necessidade de formação permanente dos professores em inclusão educacional, o que ajudará a melhorar as práticas de ensino não só em benefício dos alunos com deficiência, mas também da população estudantil em geral.

Biografias Autor

Xóchitl Fuentes Uribe, Universidade de Guadalajara (UdeG), Guadalajara, Jalisco, México

Mestre em Estudos Econômicos e Empresariais pela Universidade de Guadalajara, professor em tempo integral vinculado ao Departamento de Métodos Quantitativos do Centro Universitário de Ciências Econômicas e Administrativas (CUCEA) da Universidade de Guadalajara (UdeG), com 18 anos de experiência no ensino de matemática em contextos econômicos e administrativos. Áreas de interesse: práticas inovadoras no ensino da matemática, inclusão e equidade na educação matemática de nível superior, avaliação educacional.

Ana Torres Mata, Universidade de Guadalajara (UdeG), Guadalajara, Jalisco, México

Bacharel e Mestre em Economia pela Universidade de Guadalajara (UdeG). Professora em tempo integral no Departamento de Métodos Quantitativos da CUCEA, com 24 anos de experiência no ensino de matemática aplicada no contexto econômico e administrativo. Seus tópicos de pesquisa são o ensino de matemática no nível superior, inovação educacional em matemática, inclusão e equidade.

Laura Plazola Zamora, Universidad de Guadalajara (UdeG), Guadalajara, Jalisco, México

Professor do Centro Universitário de Ciências Econômicas e Administrativas da UdeG. Doutor com honras em Engenharia e Mestre em Engenharia de Sistemas pela Universidade Nacional Autônoma do México. Graduada em Matemática pela Universidade de Guadalajara. Ela leciona e supervisionou teses em nível de bacharelado, mestrado e doutorado. Áreas de interesse: Avaliação e Tomada de Decisão Multicritério, Tomada de Decisão em Grupo, Sistemas de Apoio à Decisão, Governança e Políticas Públicas e Inovação em Educação Matemática. Membro da Sociedade Mexicana de Pesquisa Operacional e da Rede Ibero-Americana de Avaliação e Tomada de Decisão Multicritério.

Sara Leticia Marín Maldonado, Universidade de Guadalajara (UdeG), Guadalajara, Jalisco, México

Professora da Universidade de Guadalajara desde 1993, atualmente Professora C em tempo integral no Departamento de Métodos Quantitativos da CUCEA. Ela é formada em Matemática pela Universidade de Guadalajara e tem doutorado em Economia pela Universidade de Barcelona. Ela possui um diploma em Desenvolvimento Humano. Suas áreas de especialização são equações diferenciais, modelos de otimização dinâmica, controle e meio ambiente.

Publicado
2024-12-27
Como Citar
Fuentes Uribe, X., Torres Mata, A., Plazola Zamora, L., & Marín Maldonado, S. L. (2024). Proposta didática em educação matemática para alunos com deficiência no nível superior. Educação Superior E Sociedade, 36(2), 345-379. https://doi.org/10.54674/ess.v36i2.958
Secção
Artigos da seção geral