Acadêmicos imaginários.

Autonomia, liberdade acadêmica e compromisso social

Palavras-chave: Acadêmicos; Universidades; Autonomia; Liberdades; Compromisso

Resumo

A figura do académico socialmente comprometido tem acompanhado uma longa reflexão sobre os limites entre a autonomia universitária, as liberdades académicas de investigação e ensino, e as ligações entre as práticas de ensino e investigação com a resolução de problemas sociais relevantes. Esta figura é a representação sócio institucional de uma ideia de origem imprecisa: a do compromisso social e público das atividades universitárias com respeito às demandas e exigências de seus ambientes. Contudo, a representação é a expressão de um ideal normativo que se traduz de maneiras muito diferentes nos contextos universitários e entre os acadêmicos realmente existentes. Com base nesses pressupostos, explora-se a ideia da existência de uma lacuna interpretativa entre acadêmicos imaginários e acadêmicos reais. Entre estes últimos, é possível identificar diferentes tipos e graus de comprometimento acadêmico a partir da coexistência de três grandes modelos de referência: homo academicus, homo sociologicus e homo politicus. Propõe-se que, a partir dessas representações, seja possível estabelecer uma diferenciação entre três tipos de acadêmicos comprometidos: o “acadêmico-ativista”; o “público-acadêmico” e o “autônomo-acadêmico”.   

Biografia Autor

Adrian Acosta Silva, Universidade de Guadalajara (UdeG), Guadalajara, Jalisco, México

Cidade do México, 1959. Sociólogo pela Universidade de Guadalajara. Mestrado em ciências sociais e doutorado em pesquisa em ciências sociais com especialização em ciência política pela Flacso-México. Pesquisador nacional nível 3 do SNII. Professor-pesquisador no Departamento de Políticas Públicas da CUCEA-U de G e coordenador acadêmico do projeto Jalisco a futuro, no CEED-U de G. Seu livro mais recente é El poder de la universidad en América Latina. Un ensayo de sociología histórica (Siglo XXI/UDUAL/U de G, 2020). Ele é autor da coluna Diario de incertidumbres no suplemento Campus-Milenio, México.

Publicado
2024-12-27
Como Citar
Acosta Silva, A. (2024). Acadêmicos imaginários. Educação Superior E Sociedade, 36(2), 22-40. https://doi.org/10.54674/ess.v36i2.933
Secção
Artigos Dossiê temático