Garantia de qualidade e bolsas de estudo no ensino superior peruano: permanência e evasão estudantil durante a pandemia de COVID-19

Palavras-chave: Ensino superior; garantia de qualidade; bolsas de estudo; COVID-19

Resumo

Este artigo examina as mudanças recentes no sistema de ensino superior no Peru como parte do seu processo de garantia de qualidade e a influência destas na capacidade de resposta do sistema à pandemia. Da mesma forma, atenta para as experiências de bolsistas pertencentes a populações vulneráveis e os fatores que contribuíram ou não para sua permanência na universidade no contexto da crise sanitária da Covid 19. O estudo foi realizado em seis universidades (públicas e privado) de três regiões do Peru, através de uma metodologia qualitativa remota. Os resultados mostram que as universidades estiveram em melhores condições para enfrentar a pandemia graças ao processo de garantia de qualidade e que este lhes permitiu fortalecer-se numa série de aspectos, bem como as entidades responsáveis pela sua regulação e supervisão. Da mesma forma, as bolsas foram um apoio fundamental para a continuidade dos bolsistas no sistema, garantindo acesso a recursos e conectividade.

Biografias Autor

Patricia Ames, Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP), Lima, Peru

Ela é doutora em Antropologia da Educação pela Universidade de Londres. É professora titular do Departamento de Ciências Sociais, seção de Antropologia, da Pontifícia Universidade Católica do Peru e presidente do Centro de Pesquisas Sociológicas, Econômicas, Políticas e Antropológicas – CISEPA PUCP. Coordena o Grupo de Trabalho de Educação e Interculturalidade do Clacso. Sua pesquisa aborda questões educacionais e de formação de crianças e jovens em contextos de desigualdade e diversidade, com atenção especial à interculturalidade e à igualdade de gênero.

Robin Cavagnoud, Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP), Lima, Peru

Doutor em Estudos das Sociedades Latino-Americanas (sociologia e demografia) pelo Instituto de Estudos Avançados da América Latina (IHEAL, Universidade Paris III), é professor titular do Departamento de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP). , além de diretor do Doutorado em Sociologia e coordenador do grupo Idades da Vida e Educação (EVE) da mesma universidade. Sua pesquisa se concentra nas transformações demográficas e familiares na América Latina, articulando as metodologias quantitativas e qualitativas dos estudos populacionais.

Omar Correa, Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP), Lima, Peru

Antropólogo. Graduada em Antropologia pela PUCP e Mestranda em Antropologia Social pelo CIESAS-México. Membro da Rede REGS- CLACSO e do Grupo Idades da Vida e Educação EVE-PUCP. Foi pré-professor no Departamento Acadêmico de Ciências Sociais da PUCP e assistente de pesquisa em vários centros de pesquisa peruanos e latino-americanos. Sua pesquisa se concentra na etnografia da vida cotidiana das cidades andinas e amazônicas contemporâneas, com ênfase na juventude e suas reconfigurações por meio de processos educacionais, migratórios e de saúde-doença-cuidado.

Roxana Gastelú, Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP), Lima, Peru

Graduado em Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP). Membro do Grupo de Pesquisa Idades da Vida e Educação (EVE) - PUCP. Participou de pesquisas relacionadas à área de educação, interculturalidade, gênero e juventude, bem como de processos de monitoramento e avaliação de programas e intervenções educacionais no setor público. Atualmente atua como especialista em monitoramento e acompanhamento de práticas pedagógicas no Ministério da Educação.

Claudia Soberon, Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP), Lima, Peru

Graduado em Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP). Membro do Grupo de Pesquisa Idades da Vida e Educação (EVE) - PUCP. Participou de diversos projetos de investigação em contextos urbanos e rurais, ligados às experiências educativas, género e sexualidade, bem como na monitorização e avaliação de programas e projetos educativos e culturais. Atualmente, trabalha como especialista em gestão de informação e conhecimento na Diretoria do Livro e Leitura do Ministério da Cultura do Peru.

Publicado
2024-12-27
Como Citar
Ames, P., Cavagnoud, R., Correa, O., Gastelú, R., & Soberon, C. (2024). Garantia de qualidade e bolsas de estudo no ensino superior peruano: permanência e evasão estudantil durante a pandemia de COVID-19. Educação Superior E Sociedade, 36(2), 423-453. https://doi.org/10.54674/ess.v36i2.905
Secção
Artigos da seção geral