Maternidade, estudo e trabalho. Possibilidades de conciliação em uma carreira universitária. Um estudo de caso em Comayagua, Honduras
Resumo
O objetivo do estudo foi analisar a situação da conciliação entre família e trabalho das mães universitárias que estudam à noite durante o ano de 2022 no Centro Regional Universitário da Universidade Nacional Autônoma de Honduras. A premissa é que, embora seja verdade que, nesse contexto, sejam reconhecidas as prerrogativas estudantis relativas à atenção especial em caso de gravidez, não há reconhecimento do estabelecimento de auxílios econômicos, créditos ou isenções de pagamentos exclusivos para estudantes grávidas, lactantes e mães. O estudo foi desenvolvido por meio de um projeto fenomenológico de escopo descritivo e da aplicação de técnicas de entrevista semiestruturada e grupos de discussão com mães estudantes universitárias matriculadas no curso de Bacharelado em Desenvolvimento Local. Os resultados inferem que a feminização dos cuidados dispensados à maternidade entre o trabalho, a família e a criação de crianças e adolescentes é uma construção socialmente aprendida e institucionalmente validada pelos programas de assistência estudantil das universidades, de tal forma que é insustentável conciliar a maternidade, os estudos e o trabalho ao mesmo tempo. Portanto, conclui-se que esse resultado responde à lógica do sistema machista, sexista e patriarcal que reina na universidade pública hondurenha, o que, desde a IV Reforma Universitária em 2005, e quase duas décadas depois, ainda é uma tarefa pendente.
Direitos de Autor (c) 2024 Lilia Patricia Aquino Zapata
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais permitem a proteção do material original e restringem o uso do trabalho de terceiros sem permissão. A UNESCO IESALC adere às licenças Creative Commons na publicação de acesso aberto da ESS. Especificamente, os textos publicados nesta revista estão sujeitos a uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0): Eles podem ser copiados, distribuídos e divulgados desde que o autor, a revista (Revista Educación Superior y Sociedad) e a instituição editora sejam citados. O uso comercial não é permitido. A licença completa pode ser encontrada em https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ A ESS exige que os autores aceitem o Aviso de Direitos Autorais como parte do processo de submissão. Os autores retêm todos os direitos.
Atribuição — Não-Comercial (CC BY-NC 4.0)
Esta revista não cobra dos autores pela submissão ou processamento dos artigos. Os autores das contribuições receberão um aviso de recebimento de que o trabalho chegou à equipe editorial da Revista.