Gênero e interseccionalidade na universidade: Desigualdades, políticas e transformações

Palavras-chave: Gênero, Interseccionalidade

Biografias Autor

Blanca Inguanzo Arias, Universidade de Guadalajara (UdeG), Guadalajara, Jalisco, México

Doutora em Gestão do Ensino Superior. É professora e pesquisadora da Universidade de Guadalajara e membro do Sistema Nacional de Pesquisadores do CONAHCYT. Realizou estágios acadêmicos na Universidade de Montreal e na Universidade de Granada. Faz parte do grupo de trabalho internacional “Ciência social móvel e politizada”, CLACSO; da Rede de Estudos sobre Instituições Educativas (RESIedu) e é membro da “Desde mujeres”, plataforma intergeracional de visibilidade e acompanhamento de mulheres cientistas sociais. Sua pesquisa se concentra em política educacional, gestão da pesquisa, mobilização do conhecimento e estudos de gênero.

Josefina Guzmán Acuña, Universidade Autônoma de Tamaulipas (UAT), Victoria, Tamaulipas, México.

Acadêmica e pesquisadora da Universidade Autônoma de Tamaulipas, onde é professora em tempo integral na Faculdade de Ciências da Educação e Humanidades. Desde 2007, é reconhecida no Sistema Nacional de Pesquisadores e Pesquisadoras no nível 1, com validade até 2029. A partir do feminismo acadêmico, desenvolveu e impulsionou linhas de pesquisa principalmente na área de estudos de gênero e violência contra as mulheres, liderando projetos de pesquisa com financiamento externo e diversas publicações: livros, capítulos de livros e artigos. Palestrante e conferencista convidada em diversos fóruns nacionais e internacionais.

Publicado
2025-06-30
Como Citar
Inguanzo Arias, B., Guzmán Acuña, J., & do Nascimento , D. M. V. (2025). Gênero e interseccionalidade na universidade: Desigualdades, políticas e transformações. Revista Educação Superior E Sociedade (ESS), 37(1), 15-22. https://doi.org/10.54674/ess.v37i1.1080