Diretrizes de revisão

Protocolo de avaliação para revisores externos do ESS

Diretrizes de revisão

Introdução

Na UNESCO ESS Journal IESALC, a avaliação dos manuscritos por especialistas internacionais é da maior importância, pois é a garantia da excelência de nossa revista acadêmica. Por este motivo, apreciamos muito o papel desempenhado pelo revisor externo, que se torna parte do Conselho de Revisores Externos de nossa revista.
Na ESS, acreditamos que a avaliação dos manuscritos por especialistas internacionais é a chave para selecionar os artigos com maior impacto para a comunidade acadêmica. Todas as revisões passam por uma revisão de pares duplo-cego padronizada internacionalmente, garantindo o anonimato dos manuscritos.

Critérios para aceitação/rejeição de manuscritos revisados

O ESS Journal solicita a colaboração de revisores externos para facilitar a comunicação com os autores dos manuscritos. Em todos os casos, a aceitação dos manuscritos está ligada à consideração de vários assuntos:
— Disponibilidade de tempo dos revisores. Entendemos que a avaliação requer tempo e envolve uma profunda reflexão sobre muitos aspectos.
— Conhecimento e experiência que o revisor possui no campo. A aceitação do processo de avaliação é dada sob a responsabilidade de que ele/ela seja qualificado(a) no campo do manuscrito.
— Conflito de interesses. Os revisores devem declarar qualquer conflito de interesse e recusar um convite dos editores para revisar um manuscrito quando, por exemplo, identificarem a autoria do manuscrito, tiverem uma relação acadêmica ou familiar com os autores, pertencerem à mesma universidade, departamento, grupo de pesquisa, rede temática, projeto de pesquisa, tiverem publicações conjuntas ou qualquer outro tipo de conexão acadêmica.
— Confidencialidade. O recebimento de um manuscrito para avaliação requer um acordo de confidencialidade expresso.

Tarefa de revisão

Um avaliador tem a função de analisar de forma crítica e construtiva o conteúdo do manuscrito, visando julgar se o trabalho submetido é de alta qualidade acadêmica e se atende a todos os parâmetros exigidos por esta publicação para ser aceito e editado.
Os revisores devem apreciar a originalidade e a excelência do conteúdo apresentado, indicando a probabilidade de o artigo ser publicado.

Critérios gerais para revisão do manuscrito

Para realizar esta importante tarefa, pedimos aos revisores que considerem os seguintes critérios gerais:
Relevância do tema. O tema do manuscrito deve ser de profundo interesse para a comunidade acadêmica internacional.
Originalidade. Originalidade e adequação são critérios essenciais para que o manuscrito possa ser selecionado. Examinando se é um artigo construído a partir de um resultado de pesquisa científica ou se é o produto de um processo de reflexão teórica com uma base empírica.
A redação, estrutura e organização do manuscrito devem ser claras e concisas. Os manuscritos devem incluir os principais elementos de uma revista acadêmica: resumo/abstract, introdução, metodologia, resultados, discussão e conclusões.

Dimensões de avaliação

Nossos revisores externos analisam o manuscrito em profundidade, verificando as informações fornecidas, revisando a literatura de pesquisa que justifica o documento e informando os editores quantitativa e qualitativamente sobre a aceitação ou não do trabalho. Para isso, eles utilizam o formulário de avaliação, que inclui as seguintes dimensões:
• Título (análise do título, foco, comprimento, etc.)
• Resumo/abstract e palavras-chave (clareza e estrutura)
• Introdução
• Metodologia
• Análise e interpretação de dados
• Resultados da pesquisa. Progresso
• Discussão e conclusões
• Referências (Relevância e atualidade)
• Avaliação geral
• Ética (Tanto os revisores quanto os editores devem cumprir com as obrigações éticas da revista, ver aqui).

Relatório de avaliação
Os árbitros especificam através de comentários e argumentos expressos respeitosamente e construtiva, sem incluir dados pessoais, as avaliações parciais sobre os aspectos de conteúdo e forma, considerando os seguintes critérios de avaliação:

Aspectos de conteúdo:
Grau de interesse e atualidade dos tópicos.
Adequação e atualidade das fontes.
Relevância da afirmação teórica.
Clareza na apresentação dos objetivos do trabalho.
Adequação do design da pesquisa aos objetivos do trabalho.
Adequação e adequação dos procedimentos de análise de dados (se aplicável).
Interesse dos dados empíricos fornecidos (se aplicável).
Relevância dos resultados, discussão e conclusões.
Relevância para o ensino profissional (se aplicável).

Aspectos formais:
Organização e estrutura
Comprimento balanceado das seções e conteúdo apropriado.
Escrita e estilo.
Apresentação de tabelas e figuras.
Referências bibliográficas (estilo APA e correspondência de citações textuais com a lista de referências).

Resultados da avaliação do manuscrito
Os resultados da arbitragem são expressos conforme os seguintes parâmetros:

Publicável: Aceito sem mais revisões.
Publicável com modificações: Aceito com condições. Neste caso, os revisores devem identificar claramente quais revisões são necessárias, listando os comentários e especificando quais parágrafos e páginas eles sugerem que devem ser modificados.
Reavaliável: O manuscrito não é aceito para o momento da revisão, mais com a possibilidade de reescrita e reapresentação. Os revisores identificam deficiências e imprecisões, que devem ser preenchidas e o artigo reapresentado para revisão.
Inédita: As deficiências detectadas, justificadas e fundamentadas com uma avaliação qualitativa e quantitativa, indicam que a publicação deve ser rejeitada.

Na execução deste protocolo de avaliação para revisores externos do ESS, nossos revisores têm dois tipos de formulários de avaliação, que podem ser baixados aqui: 1. Formulário de avaliação para artigos de pesquisa e, 2. Formulário de avaliação para artigos de reflexão ou teóricos.