Política de avaliação científica
Política de avaliação científica
Na ESS acreditamos que o objetivo da prática de revisão por pares é garantir publicações acadêmicas de qualidade. Portanto, nossos árbitros desempenham um papel vital na manutenção dos altos padrões das publicações da UNESCO IESALC e de nossa revista, de modo que todos os manuscritos são revisados por pares seguindo o procedimento descrito abaixo.
Avaliação inicial do manuscrito (avaliação da relevância)
Todos os artigos passam por uma revisão editorial (avaliação de relevância) e ética por membros do Conselho Editorial Geral (editor e/ou editores adjuntos e equipe de produção) que verificam se o artigo concorda com os padrões de estilo e conteúdo delineados nas diretrizes para autores sobre a submissão de manuscritos, incluindo a correta redação e aderência aos requisitos formais. Da mesma forma, eles verificam que o artigo é o produto de um processo de pesquisa científica, o nível de atualização bibliográfica, a densidade analítica e o escopo dos resultados e descobertas obtidos. Além disso, a conformidade da revista com as normas de direitos autorais, a ausência de conflitos de interesse e, em geral, sua conformidade com as normas éticas da revista são revistas.
Os manuscritos que satisfazem os critérios mínimos são enviados a pelo menos dois especialistas que os revisarão, iniciando assim o processo de avaliação científica anônima por aqueles que compõem o comitê internacional de arbitragem externa.
Os critérios para os quais os manuscritos podem ser rejeitados nesta fase são: não ser original, ter sérias falhas científicas, ter sérios déficits de escrita ou não corresponder aos objetivos e escopo da revista.
Os autores serão informados dos manuscritos rejeitados nesta fase no prazo de 4 semanas após o recebimento.
Tipo de revisão por pares
O sistema de arbitragem do ESS é uma avaliação externa, duplamente cega e anônima, ou seja, uma avaliação na qual tanto o árbitro quanto o autor permanecem anônimos durante todo o processo.
Seleção de árbitros
Os árbitros são selecionados com base em sua experiência. Nosso banco de dados é constantemente atualizado. Aceitamos sugestões de árbitros do autor, embora estas recomendações possam ou não ser utilizadas.
Relatórios dos árbitros
Os árbitros são solicitados a avaliar se o manuscrito foi escrito:
— É original
— É metodologicamente sólido
— Ela segue diretrizes éticas apropriadas
— Os resultados são claramente apresentados e apoiam as conclusões.
— O manuscrito cita corretamente o trabalho anterior relevante.
— Não se espera que os revisores editem ou revisem os manuscritos. A revisão não faz parte do processo de revisão por pares.
Favor consultar as Diretrizes de Revisão para mais informações.
Resultados da avaliação
Os revisores dão sua opinião, dependendo do caso, emitindo uma das seguintes decisões:
Publicável: Aceitar o envio ou aceitar a publicação como está ou com ligeiras modificações, sem revisão adicional.
Publicável com modificações: Neste caso, eles indicarão a aceitação da publicação com modificações; isto significa que a publicação estará condicionada a que o autor faça todas as modificações necessárias, ou seja, após as observações sugeridas terem sido incorporadas. O prazo para fazer as mudanças será de um mês e um breve relatório explicando as mudanças introduzidas e como elas atendem aos requisitos da editora deve ser anexado. Se este prazo for ultrapassado, o artigo será arquivado como "inédito". Reavaliável: Refere-se a um artigo que no momento da revisão não é publicável, mas com a possibilidade de reescrever e reapresentar o trabalho. Neste caso, a reapresentação de uma nova versão não implicará qualquer garantia de publicação, mas o processo de avaliação recomeçará desde o início. O prazo para apresentar uma nova versão do artigo é de três meses e deve incluir um breve relatório explicando as mudanças introduzidas e como elas atendem aos requisitos do editor. Se este prazo for ultrapassado, o artigo será arquivado como "inédito".
Inédita: Recusa de publicação. As deficiências identificadas no manuscrito, que são justificadas e fundamentadas com uma avaliação qualitativa e quantitativa, indicam que a publicação deve ser rejeitada.
Relatório de decisão e ajustes finais
Os revisores reportam aos editores, responsáveis pela decisão final de aceitar ou rejeitar o artigo. Esta decisão é comunicada ao autor por escrito com as recomendações dos revisores e comentários verbais.
A decisão dos editores é definitiva.
Se o manuscrito tiver sido aceito com modificações, os autores devem submeter novamente uma nova versão do artigo, considerando as exigências e sugestões dos revisores externos. Estes artigos serão enviados à Equipe de Produção Editorial para verificar a validade das modificações feitas pelo autor. Dependendo do grau de cumprimento das modificações solicitadas pelo árbitro, a Equipe de Produção Editorial decidirá se o artigo deve ou não ser publicado. Esta decisão será comunicada ao autor pelos editores da revista.
Tempo estimado para o processo de revisão e publicação
O período do processo de revisão do manuscrito é estimado em dois a três meses, pois se espera que haja pelo menos uma ou duas rodadas de pré-análise até que o artigo esteja pronto para publicação. Após esta revisão, os autores serão informados sobre a decisão editorial. Os autores receberão os relatórios de avaliação dos revisores, de forma anônima, para poderem fazer quaisquer correções ou respostas.
Tanto o revisor quanto o autor têm um período de aproximadamente 30 dias por rodada para realizar sua tarefa (este período é uma estimativa, pois depende exclusivamente dos autores e revisores envolvidos em cada artigo).
Todas as submissões revisadas e receberem uma avaliação positiva, mas que requeiram modificações (menores ou maiores), serão devolvidas em um prazo máximo de 15 dias.
Processo editorial
Uma vez que o artigo esteja pronto para publicação, o processo de edição (incluindo correção de sintaxe, tradução e layout do artigo) leva aproximadamente de um a dois meses.
Estes períodos estão sempre sujeitos às datas de publicação do ESS.
Os autores de artigos aceitos receberão por e-mail, em formato PDF, provas para correção antes da publicação final. As versões corrigidas devem ser devolvidas à equipe editorial da revista por e-mail dentro de 72 horas após o recebimento. O Conselho Editorial (equipe de produção) somente aceitará correções relativas à ortografia ou pontuação do conteúdo do manuscrito original previamente avaliado. Uma vez aceito o manuscrito, a versão final deve ser devolvida para publicação com todas as alterações propostas.