Equidad y género como agentes de innovación y fortalecimiento de Programas de Doctorado en Educación

Palavras-chave: Doutorado; educação; equidade; gênero; inovação

Resumo

Esta pesquisa destaca a necessidade urgente de incorporar equidade e uma perspectiva de gênero nos programas de doutorado em educação no Chile. Com base em dados nacionais, desigualdades significativas que afetam estudantes de doutorado, tanto do sexo feminino quanto do masculino, são identificadas em três estágios críticos: ingresso, desenvolvimento e graduação. Ele destaca que apenas 37% dos doutores são mulheres, revelando uma lacuna persistente no acesso e na retenção na formação de doutorado. Em consonância com a Agenda 2030, reforça-se a necessidade de eliminar estas barreiras estruturais, dado o seu impacto na autonomia, no bem-estar e na integração laboral das mulheres. Utilizando uma metodologia quantitativa e pesquisas adaptadas de padrões internacionais, foram determinados os fatores que influenciam o desenvolvimento acadêmico de mulheres que concluíram ou estão cursando doutorado em educação em universidades chilenas credenciadas. Os resultados mostram que a trajetória acadêmica das mulheres é condicionada por fatores estruturais que reproduzem as desigualdades de gênero, reforçando a necessidade de implementação de políticas institucionais que promovam a justiça social e garantam a igualdade de oportunidades na formação doutoral. Visa estabelecer a equidade e a perspectiva de gênero como agentes de inovação e fortalecimento dos programas de doutorado em educação.

Biografias Autor

Johanna Solange Godoy Cerda, Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación, Santiago, Chile.

Doutora (c) em Educação, mestre em Gestão e Liderança para a Gestão Educacional, mestre em Currículo, mestre em Ensino Superior, professora de inglês, licenciada em Educação e bolsista do Programa de Doutorado Move la América na Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Destaca-se pelo seu trabalho como diretora, professora, pesquisadora e mentora em instituições educacionais. Participa de redes acadêmicas internacionais, como ANPEd, CINIES, REASE, RENIDES, RITE e STEM+, colaborando em projetos sobre currículo, gênero, gestão, inovação, liderança e STEM. É pesquisadora e coordenadora do Laboratório de Educação, Liderança e Justiça Social no CIEPE; e cofundadora e diretora executiva da LIS & E Consulting.

Edith Carola Ubilla Briones, Universidade Metropolitana de Ciências da Educação, Santiago, Chile.

Doutora (c) em Educação, Engenheira Industrial e Comercial, Mestre em Educação, MBA em Gestão Empresarial, Mestre (c) em Inovação pela Pontifícia Universidade Católica do Chile. Atualmente, está realizando um estágio de doutorado no Brasil pelo Programa Move la América. É acadêmica em instituições de ensino superior e mentora, especialista em ecossistemas de empreendedorismo e inovação. Faz parte do programa desenvolvido pela Rede de Mentores do Instituto 3IE em conjunto com o Projeto InES de Gênero em P+D+i+e da USM, Rede de Pesquisadoras UMCE (CINIES), e é Diretora Executiva e Cofundadora da LIS & E Consulting.

Publicado
2025-06-30
Como Citar
Godoy Cerda, J. S., & Ubilla Briones, E. C. (2025). Equidad y género como agentes de innovación y fortalecimiento de Programas de Doctorado en Educación. Revista Educação Superior E Sociedade (ESS), 37(1), 181-197. https://doi.org/10.54674/ess.v37i1.1045