A Internacionalização da Educação Superior na América Latina: Uma Visão Comparativa

Palavras-chave: Internacionalização abrangente; internacionalização do ensino superior; América Latina

Resumo

Este artigo apresenta uma análise comparativa do estado atual da internacionalização da educação superior em cinco países da América Latina, onde estão localizadas as instituições de ensino superior (IES) mais atuantes nesse âmbito, a saber: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México. O estudo baseia-se nas principais conclusões da II Pesquisa Regional sobre a Internacionalização da Educação Superior na América Latina e no Caribe, realizada pela Cátedra UNESCO sobre Internacionalização da Educação Superior e Cidadania Global da Universidade de Guadalajara (Gacel-Ávila, et al., 2023). Este Levantamento é o único estudo de abrangência regional nesse campo, tomando como referência o marco conceitual da internacionalização integral (IC). Trata-se de um estudo de caso qualitativo, utilizando o software estatístico SPSS em 12 áreas de um processo de IC. Os resultados permitem uma análise comparativa intra e inter-regional; e refletir sobre o progresso de cada um dos países que participaram do estudo, em termos de seu processo de internacionalização. Destaca a liderança das IES da Colômbia e do Brasil; em contraste com o México, onde há uma defasagem percebida nesse processo.

Biografias Autor

Jocelyne Gacel-Ávila, Universidad de Guadalajara (UdeG), Guadalajara, Jalisco, México

Doutora em Educação Internacional, professora e membro do Conselho Acadêmico do Doutorado em Gestão do Ensino Superior da Universidade de Guadalajara e membro do Sistema Nacional de Pesquisadores do México (Nível III); responsável pela internacionalização da Universidade de Guadalajara por 27 anos e Presidente da Associação Mexicana de Internacionalização; Recebeu o prêmio AMPEI por sua trajetória na internacionalização do ensino superior no México e o Prêmio CONAHEC de Distinção por seu papel na colaboração na América do Norte; atualmente é coordenadora da Cátedra UNESCO “Internacionalização do Ensino Superior e Cidadania Global”.

Estela Villalón de la Isla, Universidad de Guadalajara (UdeG), Guadalajara, Jalisco, México

PhD em Ciências da Educação com Menção Internacional pela Universidade de Granada, Espanha. Membro do Sistema Nacional de Pesquisadores do México, Nível I. Pesquisador Associado da Cátedra UNESCO “Internacionalização da Educação Superior e Cidadania Global” na Universidade de Guadalajara.

María Guadalupe Vázquez Niño, Universidad de Guadalajara (UdeG), Guadalajara, Jalisco, México

Mestre em Educação Superior Internacional pela Universidade de Guadalajara e pelo Boston College. Professor do Programa de Aprendizagem de Línguas Estrangeiras e Pesquisador Associado da Cátedra UNESCO “Internacionalização do Ensino Superior e Cidadania Global” na Universidade de Guadalajara.

Publicado
2024-06-30
Como Citar
Gacel-Ávila, J., Villalón-de-la-Isla, E. M., & Vázquez-Niño, G. (2024). A Internacionalização da Educação Superior na América Latina: Uma Visão Comparativa. Revista Educação Superior E Sociedade, 36(1), 310-334. https://doi.org/10.54674/ess.v36i1.912