Planejamento universitário estratégico: Educação para a cidadania global e competências interculturais
Resumo
As noções de “Cidadania Global” e “Competências Interculturais” ganharam um lugar central no discurso internacional sobre as prioridades educacionais para o desenvolvimento, especialmente nas Nações Unidas. Assim, é oportuno analisar estes conceitos no quadro do Planeamento Estratégico no Ensino Superior. Assim, neste artigo apresentamos um desenvolvimento teórico e uma análise descritiva dos programas e projetos relacionados com a Educação para a Cidadania Global e Competências Interculturais que estão incluídos nos planos estratégicos de três universidades nacionais argentinas: o Plano Estratégico da Universidade Nacional da Sul (2011 - 2016 - 2026), Plano Institucional Estratégico da Universidade Nacional da Costa (2020-2029) e Plano Estratégico 2030 Universidade Nacional de Cuyo. A escolha dessas universidades responde ao fato de serem três das sete universidades nacionais mais antigas do país e representarem diferentes regiões geográficas e integram diferentes Conselhos Regionais de Planeamento do Ensino Superior. O artigo inicia-se com uma breve evolução histórica e definição dos conceitos de Educação para a Cidadania Global e Competências Interculturais, bem como a definição de “planeamento estratégico”, para depois se aprofundar na análise específica dos Planos Estratégicos em estudo. A investigação conclui e verifica a existência nos Planos Estratégicos analisados de vários objetivos ou programas relacionados com a Educação para a Cidadania Global e Competências Interculturais, e a importância que estas instituições universitárias atribuem a estes conceitos no âmbito do seu planeamento estratégico.
Direitos de Autor (c) 2024 Carolina Giménez Milán, Luciana Acosta Güemes
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais permitem a proteção do material original e restringem o uso do trabalho de terceiros sem permissão. A UNESCO IESALC adere às licenças Creative Commons na publicação de acesso aberto da ESS. Especificamente, os textos publicados nesta revista estão sujeitos a uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0): Eles podem ser copiados, distribuídos e divulgados desde que o autor, a revista (Revista Educación Superior y Sociedad) e a instituição editora sejam citados. O uso comercial não é permitido. A licença completa pode ser encontrada em https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ A ESS exige que os autores aceitem o Aviso de Direitos Autorais como parte do processo de submissão. Os autores retêm todos os direitos.
Atribuição — Não-Comercial (CC BY-NC 4.0)
Esta revista não cobra dos autores pela submissão ou processamento dos artigos. Os autores das contribuições receberão um aviso de recebimento de que o trabalho chegou à equipe editorial da Revista.