Planejamento universitário estratégico: Educação para a cidadania global e competências interculturais

Palavras-chave: Plano estratégico da universidade; planejamento estratégico; Educação para Cidadania Global; competências interculturais, ODS

Resumo

As noções de “Cidadania Global” e “Competências Interculturais” ganharam um lugar central no discurso internacional sobre as prioridades educacionais para o desenvolvimento, especialmente nas Nações Unidas. Assim, é oportuno analisar estes conceitos no quadro do Planeamento Estratégico no Ensino Superior. Assim, neste artigo apresentamos um desenvolvimento teórico e uma análise descritiva dos programas e projetos relacionados com a Educação para a Cidadania Global e Competências Interculturais que estão incluídos nos planos estratégicos de três universidades nacionais argentinas: o Plano Estratégico da Universidade Nacional da Sul (2011 - 2016 - 2026), Plano Institucional Estratégico da Universidade Nacional da Costa (2020-2029) e Plano Estratégico 2030 Universidade Nacional de Cuyo. A escolha dessas universidades responde ao fato de serem três das sete universidades nacionais mais antigas do país e representarem diferentes regiões geográficas e integram diferentes Conselhos Regionais de Planeamento do Ensino Superior. O artigo inicia-se com uma breve evolução histórica e definição dos conceitos de Educação para a Cidadania Global e Competências Interculturais, bem como a definição de “planeamento estratégico”, para depois se aprofundar na análise específica dos Planos Estratégicos em estudo. A investigação conclui e verifica a existência nos Planos Estratégicos analisados ​​de vários objetivos ou programas relacionados com a Educação para a Cidadania Global e Competências Interculturais, e a importância que estas instituições universitárias atribuem a estes conceitos no âmbito do seu planeamento estratégico.

Biografias Autor

Carolina Giménez Milán, Instituto Superior de Letras Eduardo Mallea, Buenos Aires, Argentina.

Advogada e revisora de textos em espanhol, com mestrado em Direito Empresarial e especialização em Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa. Está cursando um doutorado em Educação Superior. Ela leciona e ocupa o cargo de Diretora de Assuntos Interculturais e Espanhol como Língua Estrangeira no Instituto Superior de Letras Eduardo Mallea em Buenos Aires, Argentina. Sua pesquisa de doutorado se concentra em educação para o desenvolvimento sustentável, cidadania global, valorização da diversidade cultural e a contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável.

Luciana Acosta Güemes, Centro de Educación Medica e Investigaciones Clínicas (CEMIC), Buenos Aires, Argentina

Mestre em Oftalmologia (Universidade Católica de Salta).
Especialista em Docência Universitária em Ciências da Saúde (IUC). Professor de Oftalmologia Clínica (IUC). Coordenador da Especialização em Ensino Superior em Ciências da Saúde (IUC). Professor Associado de História da Medicina (IUC). Coordenador do Ciclo Clínico-Cirúrgico da Licenciatura em Medicina (IUC).

Publicado
2024-06-30
Como Citar
Giménez Milán , C., & Acosta Güemes, L. (2024). Planejamento universitário estratégico: Educação para a cidadania global e competências interculturais. Revista Educação Superior E Sociedade, 36(1), 262-284. https://doi.org/10.54674/ess.v36i1.784