Eficiência Terminal no Ensino Superior: Rumo a uma Nova Abordagem

Palavras-chave: Avaliação, Indicadores Educacionais, credenciamento

Resumo

O estudo é uma análise da eficiência terminal (ET) como indicador de qualidade, que é utilizado para avaliar a trajetória do aluno e é determinado em termos percentuais, tomando como referência a proporção do número de concluintes em relação ao número de alunos que entraram. A questão de pesquisa gira em torno de se estamos diante de um indicador que permite avaliar a qualidade das instituições de ensino superior (IES) ou de seus programas, ou se trata-se de um indicador de avaliação para monitoramento e acompanhamento do processo. O objetivo é demonstrar que são muitas as variáveis ​​que intervêm no TE, que nem sempre são imputáveis ​​ao sistema educativo e não devem ser utilizadas para avaliar a admissibilidade ou um processo final de um programa, é um ponto de partida para melhorar a eficiência terminal . o que levanta a necessidade de uma nova abordagem de acordo com os ODS.

Biografias Autor

Luis Carlos Herrera, Universidade Católica Santa María La Antigua (USMA), Cidade do Panamá, Panamá.

PhD. em Ciências Sociais, Pesquisador e Professor de Sociologia na Escola de Comunicação Social da Universidade Católica Santa María La Antigua, (USMA), membro do Sistema Nacional de Pesquisas do Panamá (SNI), ex-bolsista do SENACYT e Pesquisador do Centro de Pesquisas Sociais Cientistas das Ciências (CENICS). Membro da Agência Centro-Americana de Credenciamento de Graduados (ACAP). Possui várias publicações entre livros e artigos, para citar algumas de suas publicações são; Marginalização socioeconômica do Panamá 1990-2010: estabelecendo uma linha de base (2019), Pensamento crítico na pesquisa social (2019), Processo de integração da América Latina e do Caribe (2018), Pesos e contrapesos do sistema democrático panamenho: uma abordagem institucionalista (2017 ), A nova agenda de direitos humanos para a igualdade e o desenvolvimento humano sustentável (2015), Experiências recentes sobre transferência de conhecimento e relações de troca entre atores acadêmicos no âmbito de uma agenda de Direitos Humanos (2015), Desigualdade social: entre a desesperança e a sobrevivência. Estudo de caso de duas comunidades na Costa Rica e no Panamá (2013), Políticas de controle na democracia panamenha de 1994 a 2004 (2009).

Markelda Montenegro, Centro de Investigação Científica em Ciências Sociais (CENICS),Cidade do Panamá, Panamá.

Advogada, especialista em Ciência Política e estudos com perspectiva de gênero. Investigadora do Centro de Investigaciones Científicas de Ciencias Sociales (CENICS), tem mais de 40 anos de experiência em estudos de políticas públicas e abordagem de género, ocupando diversos cargos, destacando-se o cargo de Diretora Nacional da Mulher (2009.2014), com licenciatura de Ministro. Durante o período de 2009 a 2014, ocupou vários cargos internacionais, para citar alguns; Vice-presidente da Comissão Interamericana de Mulheres da OEA, membro do conselho de administração da Conferência Regional sobre a Mulher da América Latina e do Caribe da CEPAL, presidente Pro Tempore da COMMCA/SICA, entre suas várias publicações é possível para destacar , Os direitos das pessoas LGBTIQ+, agenda de gênero e políticas de igualdade (2020), Fatores envolvidos no feminicídio no Panamá em mulheres indígenas Ngäbe Buglé e afrodescendentes. (2019), Impact of the Universal Scholarship on School Retention and Education Cycle Compliance (2019), Rights of Afrodescendent women in Panama: a pending agenda (2018), é importante notar que recebeu vários reconhecimentos dos Estados Unidos Sistema das Nações Unidas (ONU), para o trabalho permanente em defesa dos direitos humanos das mulheres, entre outros. Trabalhou como consultora de gênero, desenvolvimento local e políticas públicas.

Virginia Torres-Lista, Universidade Católica Santa María La Antigua (USMA), Cidade do Panamá, Panamá.

Virginia Torres-Lista, Ph.D., com mais de 16 anos de experiência, em nível clínico e universitário/pesquisa. Foi bolsista de pós-doutorado/pré-doutorado na Universitat Autònoma de Barcelona, ​​​​Espanha. Onde fez carreira científica na área dos sintomas psicológicos e comportamentais da demência (BPSD) e das perturbações nas atividades da vida diária (AVD). Onde trabalho com o modelo triplo transgênico 3xTg-AD criado pelo laboratório da F.M. LaFerla (UCI, EUA). Atualmente é Diretora de Pesquisa da Universidade Católica Santa María la Antigua (USMA). Ela também é membro do Sistema Nacional de Pesquisa do Panamá (SNI-SENACYT) e Pesquisadora Associada do CENICS. Tem participado em vários projetos nacionais e internacionais, em diversas áreas como a Educação, Género, Diplomacia, Psicossocial, entre outras. Ela é editora do USMA Journal of Research and Critical Thinking (IPC) e editora da Frontiers Magazine. Além disso, é defensora da Ciência Aberta como força motriz para aproximar o conhecimento de todas as pessoas.

Luis Martínez, Universidade Centro-Americana José Simeón Cañas (UCA), San Salvador, El Salvador/ Membro da Agência Centro-Americana de Credenciamento de Graduados (ACAP)

Engenheiro Mecânico, com mestrado e doutorado pela Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, Estados Unidos. A sua investigação centra-se na simulação e integração da eficiência energética e energias renováveis, bem como na implementação do conceito de Net Zero Energy e descarbonização. Professor e pesquisador da Universidade Centro-Americana "José Simeón Cañas" de El Salvador desde 2003, desenvolvendo a função de Chefe do Departamento de Ciências de Energia e Fluidos a partir de 2013. É proprietário da consultoria Sustainability & Research S.A. de C.V., especializada em consultoria energética na região da América Central. Desde 2014 é membro do Conselho de Credenciamento da Agência Centro-Americana de Credenciamento de Pós-Graduação (ACAP), sendo seu presidente a partir de 2021.

Virna López, Universidade Nacional Autônoma de Honduras / Membro da Agência Centro-Americana de Credenciamento de Graduados (ACAP)

Professor e pesquisador da Universidade Nacional Autônoma de Honduras (UNAH) e da Universidade Pedagógica Nacional Francisco Morazán (UPFNM) – Honduras. Obteve seu PhD na Universidade de Kaiserslautern, Alemanha; É Mestre em Engenharia Ambiental, Mestre em Sistemas Ambientais pelo Instituto Tecnológico de Estudos Superiores de Monterrey e Bacharel em Biologia. Especialista em Gestão da Qualidade e Mudança no Ensino Superior pela Universidade de Kassel e pela Universidade de Leipzig. Ex-presidente da Agência Centro-Americana de Credenciamento de Graduados (ACAP); Comissária da Comissão Nacional para a Acreditação da Qualidade do Ensino Superior (CNACES) e ex-presidente do capítulo nacional da Organização para Mulheres em Ciências para o Mundo em Desenvolvimento (OWSD, por sua sigla em inglês).

Publicado
2024-06-30
Como Citar
Herrera, L. C., Montenegro, M., Torres-Lista, V., Martinez, L. A., & López, V. (2024). Eficiência Terminal no Ensino Superior: Rumo a uma Nova Abordagem. Revista Educação Superior E Sociedade, 36(1), 245-261. https://doi.org/10.54674/ess.v36i1.694