Fatores de evasão universitária: análise com LightGBM e teoria dos jogos cooperativos de Shapley

Palavras-chave: Evasão escolar, Processamento de dados, Teoria do jogo

Resumo

O presente estudo baseou-se na análise de dados de históricos acadêmicos de estudantes de engenharia civil da FACET-UNT. Nosso principal objetivo foi determinar as variáveis ​​de desempenho acadêmico que impactam significativamente na evasão do programa. Para isso, implementamos um modelo de correlação utilizando LightGBM (Barbier et al., 2016; Ke et al., 2017; Shi et al., 2022). Utilizamos este modelo para identificar as principais variáveis ​​que influenciam a probabilidade de abandono escolar. Além disso, utilizamos a teoria dos jogos para interpretar os resultados obtidos. Especificamente, usamos a biblioteca SHAP (Lundberg et al., 2018, 2020; Lundberg & Lee, 2017) em Python para calcular números de Shapley. Os resultados do nosso estudo revelaram as variáveis ​​mais importantes que influenciam a evasão da carreira de engenharia civil. Foram identificadas diferenças significativas em termos de idade, tempo de estudo e desempenho acadêmico, incluindo o número de cursos aprovados e o número de exames realizados. Esses resultados podem ser úteis para desenvolver estratégias mais eficazes de retenção de alunos e melhorar o sucesso acadêmico nesta disciplina.

Biografia Autor

Hugo Roger Paz, Universidad Nacional de Tucumán (UNT), Tucumán, Argentina

Ingeniero Civil (UNT), Magister en Ingeniería Hidráulica (Universidad de Cantabria - España), Doctor en Educación (UNT). Profesor Titular de la Facultad de Ciencias Exactas e Ingeniería (FACET) – Universidad Nacional de Tucumán (UNT). Docente e Investigador con más de 35 años de experiencia. En la actualidad su interés se ha centrado en el estudio sobre la deserción estudiantil, análisis de retrasos en la aprobación de materias, y factores de abandono universitario aplicando técnicas avanzadas de minería de datos. Su trabajo ha sido publicado en revistas y plataformas académicas reconocidas.

Publicado
2024-06-30
Como Citar
Paz, H. R. (2024). Fatores de evasão universitária: análise com LightGBM e teoria dos jogos cooperativos de Shapley. Educação Superior E Sociedade, 36(1), 163-193. https://doi.org/10.54674/ess.v36i1.872