Cenários de inovação no ensino superior latino-americano
Resumo
Este ensaio procura identificar alguns cenários possíveis de inovação no espaço do ensino superior (ES) latino-americano particularmente, procura identificar sob que circunstâncias as inovações podem ser introduzidas nas organizações de ensino superior, suas funções, processos e produtos, ou nas políticas destinadas a este setor, sua formulação, implementação e impactos. Para este fim, a literatura especializada é referenciada e revisada, assim como as propostas da mídia acadêmica e governamental, Os cenários de inovação são abordados a partir de quatro dimensões. Em primeiro lugar, a partir da sua natureza, regularidade e intensidade, distinguindo entre inovações incrementais e disruptivas. Em segundo lugar, a partir da diferenciação estrutural entre sistemas e instituições. Em terceiro lugar, a partir das duas funções clássicas da Educação Superior, ou seja, o ensino e a pesquisa. Em quarto lugar, a partir da dimensão nacional (local) e global. Nossa tese é que, considerando as tendências atuais na Educação Superior, inovações disruptivas podem ser antecipadas na dimensão global e inovações incrementais na dimensão nacional/local da América Latina. Enquanto no centro é possível esperar inovações disruptivas, mudanças de paradigma, na periferia, pelo contrário, apenas inovações incrementais podem ser antecipadas, ou seja, continuidade gradual e cumulativa, melhorias parciais e, acima de tudo, ajustes variados às transformações impulsionadas pelo centro e seus impactos na periferia. Na primeira seção, o estudo introduz o conceito de inovação aplicado à ES; depois constrói a base teórica e metodológica da análise, depois oferece os resultados da análise e finalmente os discute com relação à tese defendida.
Direitos de Autor (c) 2023 José Joaquín Brunner, Mario Alarcón Bravo
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais permitem a proteção do material original e restringem o uso do trabalho de terceiros sem permissão. A UNESCO IESALC adere às licenças Creative Commons na publicação de acesso aberto da ESS. Especificamente, os textos publicados nesta revista estão sujeitos a uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0): Eles podem ser copiados, distribuídos e divulgados desde que o autor, a revista (Revista Educación Superior y Sociedad) e a instituição editora sejam citados. O uso comercial não é permitido. A licença completa pode ser encontrada em https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ A ESS exige que os autores aceitem o Aviso de Direitos Autorais como parte do processo de submissão. Os autores retêm todos os direitos.
Atribuição — Não-Comercial (CC BY-NC 4.0)
Esta revista não cobra dos autores pela submissão ou processamento dos artigos. Os autores das contribuições receberão um aviso de recebimento de que o trabalho chegou à equipe editorial da Revista.